quinta-feira, 16 de junho de 2011

Vice-presidente vem a Pernambuco para evento que discute Reforma Política


Folha PE

Apesar de Pernambuco ainda não ter entrado na rota da presidente Dilma Rousseff (PT), o seu vice, Michel Temer (PMDB), será o primeiro membro da alta cúpula do Palácio do Planalto a visitar o Estado, neste ano. O peemedebista aterrisa no Recife, hoje, pela manhã, para participar da abertura do Simpósio Pernambucano de Reforma Política. Antes disso, ele terá um almoço com o governador Eduardo Campos, no Palácio das Princesas, a convite do socialista. Acostumado a constantes visitas presidenciais durante os oito anos de mandato do presidente Lula, o Estado ainda não foi contemplado com a vinda dos chefes do Executivo Federal, em seis meses do novo Governo.
O convite ao vice-presidente partiu dos presidentes das entidades organizadoras do Simpósio, o comandante da Seccional pernambucana da OAB, Henrique Mariano, e da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), o deputado federal Jorge Côrte Real (PTB). Michel Temer será o responsável pela abertura oficial do Simpósio, às 14h, na sede da FIEPE. O peemedebista deve almoçar, ainda, com o governador Eduardo Campos (PSB), no Palácio do Campos das Princesas.
Com o objetivo de debater a reforma eleitoral, o simpósio reunirá parlamentares de diversas frentes em uma programação que toca em temas polêmicos relacionados a revisão da lei eleitoral e propostas de emendas constitucionais. A mesa de abertura abordará a obrigatoriedade do voto e o sistema eleitoral. Para explanar sobre o assunto estarão presentes os deputados Ana Arraes (PSB) e o membro da comissão de Reforma Política da Câmara Federal, Augusto Coutinho (DEM).
Amanhã, o segundo dia do evento tratará de temas que são alvo de controvérsia nas discussões das duas casas do Congresso Nacional. Pela manhã, a primeira mesa abordará cláusula de barreira, o fim das colidações e fidelidade partidária. Isaac de Luna Ribeiro (OAB-PE) preside o debate que conta com a participação dos deputados federais Sérgio Guerra (PSDB), Luciana Santos (PCdoB) e João Paulo (PT), além dos cientistas políticos Antônio Lavareda, Adriano Oliveira e professor Biu Farias.
À tarde, a segunda mesa tratará financiamento de campanhas, ficha limpa e reeleição. A presidência será de Jayme Asfora (OAB), com a participação do secretário de Governo, Maurício Rands (PT), os deputados federais Raul Henry (PMDB), Paulo Rubem Santiago (PDT) e Carlos Eduardo Cadoca (PSC), além do editor de Política da Folha de Pernambuco, Ricardo Dantas Barreto, e o presidente da CUT de Pernambuco, Sérgio Goiana. Henrique Mariano destacou que a formação das mesas visa dar espaço para todas as tendências partidárias. As informações colhidas durante o evento serão repassadas para a Comissão de Reforma Política da Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário