segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Prefeito tem de deixar a arrogância”, diz João Paulo sobre a postura de João da Costa

Folha de Pernambuco

Em silêncio sobre o desgaste na relação com o atual prefeito do Recife, João da Costa (PT), há aproximadamente um ano, o ex-prefeito e deputado federal eleito João Paulo (PT) quebrou o “jejum” ontem. Em entrevista publicada pela Folha, no domingo, Costa atribuiu dificuldades, nos dois primeiros anos de sua gestão, a “restos a pagar de R$ 110 milhões” encontrados na PCR contra apenas “R$ 10 milhões em caixa”. Por meio de nota à Imprensa, João Paulo o advertiu endurecendo o tom: “O atual prefeito tem que deixar de lado a sua arrogância e tomar todas as medidas para melhorar a sua gestão. A cidade está precisando!”.


Ao iniciar o texto, o deputado eleito grifa que todas as informações a respeito da situação financeira de sua administração (2002-2008) foram publicadas no Diário Oficial do município, não sendo, portanto, novidade.

“O atual prefeito, inclusive, tem conhecimento, pois foi meu secretário (Planejamento e OP) durante os oito anos e participou de todos os núcleos de coordenação e decisão de Governo”, realça João Paulo.

Ele ressalta que sempre prezou “em honrar compromissos”. Como prova, resgatou uma lista de iniciativas de sua autoria: “Mantive em dia o pagamento dos fornecedores; implantei a antecipação do pagamento dos salários dos servidores; e deixei recursos em caixa para o andamento de obras importantes, desde habitação à infraestrutura, como Capitão Temudo, Via Mangue (inaugurei a primeira etapa), Dona Lindu (inaugurei a primeira etapa) e Capibaribe Melhor”.

Após pontuar tais itens, João Paulo reservou-se ao direito de voltar a calar sobre “as demais declarações do atual prefeito, porque elas não contribuem para a unidade e o avanço do projeto político do campo de esquerda do Recife e de Pernambuco”. Entre os outros comentários que teceu, na entrevista, João da Costa registrou que “até hoje não existia” um plano municipal de drenagem, tachando a referida ausência como “falha grande”.

Indagado sobre os convites feitos pelo PCdoB e PDT a João Paulo para que ingressasse em suas fileiras, o prefeito destila novos resquícios do mal-estar: “É a 15ª vez que João Paulo quer sair do PT. É mais uma chuva de verão para ocupar o noticiário do que fato político de verdade”.

O assunto repercutiu no Twitter. Em defesa do pai, João Paulo Filho anotou: “Só hipócritas conseguem transformar continuidade em discurso de oposição interna a si mesmo. Seria traição negar o próprio passado? + burrice!”. E acrescentou: “Na política, só o amor destrói, já que só quem pode trair é sempre o aliado”. Ex-secretária de Comunicação da PCR, Ruth Vieira brincou: “(João) Luiz respeita (João) Januário...”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário