sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Exame da OAB 2011 - Considerações

Do Blog do Ronaldo Cesar

Os recentes exames da OAB têm aprovado apenas 10% dos bacharéis em Direito. Fica uma enorme indagação, será que realmente 9 em cada 10 recém formados nas universidades do país estão realmente sem aptidão para advogar?

São realizados 3 exames por ano e Garanhuns, no próximo dia 13 de fevereiro, será uma das sedes no interior do teste da OAB, as outras duas são Caruaru e Petrolina. Essa conquista foi resultado da soma de esforços da AESGA, da OAB que através do seu presidente Paulo Couto e do pedido do presidente da OAB-Pernambuco, Henrique Mariano, ao Conselho federal da Ordem, e do requerimento do vereador Sivaldo Albino.

Mas vamos voltar ao exame. Mudou a instituição realizadora, antes era a FGV-Fundação Getulio Vargas, agora substituída pela CESPE, por isso há uma expectativa para este próximo exame, pois ele vai determinar basicamente o que muda de verdade neste que é o mais difícil teste profissional do país e o passaporte para a advocacia, já que o simples diploma não é documento válido para ingressar no mercado de trabalho.
 
Pois somente duas explicações definem a baixa aprovação, a incapacidade profissional dos recém formados, e consequentemente a inoperância das universidades brasileiras, ou a preocupação exacerbada da Ordem em colocar no mercado os milhares de advogados à espera da conquista de seu registro profissional.
 

Um comentário:

  1. Sabemos que o Exame de Ordem é nitidamente inconstitucional e, notoriamente uma reserva de mercado. Mas, devemos saber também, que existem interesses no mínimo, muito suspeitos, para sustentar o atual "status quo". Na verdade, o Exame de Ordem é uma verdadeira "GALINHA DOS OVOS DE OURO", movimentando MILHÕES a cada exame. Façamos um raciocínio rápido e lógico, três exames ao ano, a R$200,00 por candidato, com mais de 65% de reprovação por exame...Quem está de posse dessa galinha com certeza não quer eliminá-la. É muito dinheiro em jogo!!

    ResponderExcluir