quarta-feira, 2 de maio de 2012

MORRE O EX-PREFEITO JOSÉ INÁCIO



Morreu ontem no final da manhã, no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o ex-prefeito de Garanhuns, José Inácio Rodrigues, 74 anos.

Professor, advogado, radialista, funcionário público,  Zé Inácio entrou na vida pública em 1963, quando se elegeu vereador a primeira vez, no pleito que levou Amílcar da Mota Valença para a prefeitura.

Ficou na Câmara por dois mandatos e em 1982 se elegeu prefeito, derrotando o ex-aliado Amílcar, que tentava voltar pela terceira vez ao Palácio Celso Galvão.

Governou Garanhuns até 1988, tendo feito uma administração questionada e criticada pela população. Saiu do poder pobre e teve vários problemas de saúde. Sofreu um infarto que deixou sequelas, fez ponte de safena e nos últimos anos sofria de problemas nos rins, sendo obrigado a fazer hemodiálise até três vezes por semana.

Morava numa casa modesta, no início da rua que leva ao Cristo do Magano, acompanhado de sua segunda esposa, Eliane e dos enteados, de quem cuidou como se fosse seus filhos. "Eliane foi um anjo na vida dele", assim definiu a professora Maria Almeida, ao se referir à companheira do ex-prefeito.

Com a primeira esposa, Ana Maria Vila Nova, José Inácio teve cinco filhos, todos bem encaminhados na vida.

O ex-prefeito nasceu em São Paulo, porém veio morar em Garanhuns ainda um bebê e adotou a cidade como sua. Além dos mandatos políticos, ensinou nos principais colégios da Suíça Pernambucana, trabalhou no Ciretran, tendo se aposentado pelo Estado e apresentou durante muitos anos o programa Revendo o Passado, na antiga Difusora.

Também gostava do jornalismo, de literatura e poesia. Seu livro "Reescrevendo o Passado", com poemas dedicados a Garanhuns está pronto e faltava só marcar o lançamento da obra, patrocinada pelo Magazine Sobral.

Ivo Amaral, que aparece na foto acima com Zé Inácio. "Começamos juntos chegando à Câmara naquela eleição história de 63", lembrou o ex-prefeito. Os dois estiveram em campos opostos na política em diversas ocasiões, mas sempre conservando a amizade pessoal.

O corpo de José Inácio Rodrigues está sendo velado no novo prédio da Câmara Municipal e hoje às 11 horas será sepultado.
.
José Inácio era um homem do bem. Um cidadão pacato, educado, culto. Sonhou os "seus melhores sonhos" para Garanhuns, pensou em elevar o nome da cidade. Se as circunstâncias não permitiram entra para a história com o nome limpo, tendo conservado os amigos e a admiração de todos que conviveram com ele de perto.

Garanhuns, neste 1º de maio, está de luto. Chora por José Inácio Rodrigues que foi chamado pelo Criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário