quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dia D para definir o futuro do PT na sucessão municipal

Blog da Folha


Quatro dias após a polêmica prévia petista no Recife, a executiva nacional do partido se reúne nesta quinta-feira (24), em São Paulo, para definir o futuro da legenda na sucessão municipal. O colegiado poderá referendar a vitória do prefeito João da Costa ou determinar a anulação das prévias, e, consequentemente, um novo critério para a escolha do candidato petista. No último domingo, o gestor levou a melhor sobre o adversário, o secretário estadual de Governo, Maurício Rands, com 7.503 votos contra 6.950. Rands, porém, denunciou fraudes na votação, que também foi marcada por um processo de judicialização, com liminares de ambos os lados na véspera e no dia da eleição interna. A executiva, que enviou dois representantes para acompanharem a prévia, deverá, finalmente, resolver o impasse hoje. Ontem, após uma série de reuniões com integrantes da executiva em Brasília, os dois lados cantaram vitória antecipada.
O mesmo fizeram o senador Humberto Costa e o deputado federal João Paulo - os dois favoráveis a Rands -, bem como o deputado Fernando Ferro, aliado do prefeito. Os vereadores petistas também se deslocaram para a Capital Federal, com o mesmo intuito. As conversas prosseguem hoje, em São Paulo, onde ocorrerá a reunião do comando nacional do PT.
No encontro, será apresentado o resultado de um levantamento feito sob encomenda da Secretaria de Mobilização do PT nacional. O grupo realizou uma espécie de auditoria, confrontando os votantes de duas listas utilizadas no pleito: a primeira, constando cerca de 21 mil nomes aptos a votar na prévia, que foi aprovada pela executiva nacional e é defendida pelo grupo de Rands; a segunda, com todos os 33 mil filiados, que os aliados do prefeito alegam ser a correta, já que o partido realizou a quitação coletiva para arrecadar recursos e pagar as anuidades dos filiados que não o fizeram individualmente, até o dia 5 deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário