domingo, 6 de junho de 2010

Mensalão completa cinco anos, sem ninguém punido até agora

Escrito por Magno Martins

Cinco anos depois de revelado o maior escândalo de corrupção do governo Lula, o processo do mensalão enfrenta hoje sua fase mais burocrática na Justiça, sob manobras constantes dos advogados dos 39 réus, e ainda sem punição dos envolvidos. Desde março de 2009, a ação penal no Supremo Tribunal Federal está "congelada", exclusivamente dedicada a ouvir as 640 testemunhas indicadas pelos investigados no Brasil e no exterior. Segundo relatos ouvidos pela Folha de S.Paulo, a fase dos depoimentos das testemunhas de defesa pouco contribuiu para a elucidação judicial do mensalão. Poucas pessoas, entre as centenas de testemunhas indicadas, levaram ao Supremo informações relevantes sobre o caso.

CHICANA

Geralmente, costumavam atestar que só souberam do esquema de corrupção pelos jornais e que os acusados são pessoas "idôneas" e reconhecidas profissionalmente. Entre as exceções está o depoimento do presidente Lula, que, pela primeira vez, confirmou que foi informado da existência do esquema.

O relator, ministro Joaquim Barbosa queixou-se no plenário do STF das "manobras" e "chicanas" dos advogados que, segundo ele e assessores, "fazem de tudo para atrasar o julgamento". É o caso do ex-deputado Roberto Jefferson, que revelou o escândalo em entrevista à Folha. Seu advogado, Luiz Francisco Corrêa Barbosa, fez no primeiro semestre deste ano 13 pedidos ao STF. O ministro Barbosa avaliou que ele estava "tumultuando" o caso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário