quarta-feira, 20 de junho de 2012

PSB antecipa o racha previsto para 2014

Blog Inaldo Sampaio

Alianças partidárias não são eternas e a do PSB com o PT pernambucano insere-se nessa regra. Ela já tem mais de uma década, mas o seu prazo de validade está se encerrando. O desmonte está previsto para amanhã ou sexta-feira quando o governador Eduardo Campos comunicar ao povo do Recife que o PSB terá candidato próprio à sucessão do prefeito João da Costa. Com isso, frustram-se as expectativas do senador Humberto Costa de disputar a eleição com o apoio dos socialistas.

Conforme o próprio senador, esse rompimento estava previsto para ocorrer em 2014 quando o PT lançará um candidato a governador contra o candidato do PSB. O candidato do PT seria o próprio senador ou, numa hipótese menos provável, o deputado federal João Paulo. Que, por equívoco, não “estadualizou” o seu mandato quando foi prefeito do Recife por oito anos. No entanto, o governador quer fazer agora esse enfrentamento a fim de poder aferir o seu tamanho político na capital.

Se seu candidato for vitorioso, ele assumirá a hegemonia da Frente Popular na mais importante cidade de Pernambuco, onde o PSB sempre foi frágil. E se por acaso perder para Humberto Costa, disporá do tempo necessário para recompor sua relação com o PT. O que parece cada vez mais clara é a disposição manifestada por ele de se afastar paulatinamente dos petistas sem que isso implique, necessariamente, um rompimento político com Lula e a presidente Dilma Rousseff. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário