terça-feira, 8 de novembro de 2011

PROJETO MENINOS DE SÃO PEDRO RECONHECIDO NA UNICEF

Blog Roberto Almeida


A Associação Meninos de São Pedro, projeto realizado em São Pedro, Distrito de Garanhuns-PE, foi reconhecido como uma das 20 melhores experiências que transformam a realidade de crianças e adolescentes no Nordeste, através do ITAÚ/UNICEF.

O prêmio tem como objetivo reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins lucrativos, que visam à articulação integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros.

“Meninos de São Pedro é arte, didática e dialética, que se utiliza da música como meio de construção e transformação do indivíduo. Aliando etnomúsica e metareciclagem, o projeto atua de maneira transversal com ações de meio ambiente, que adéqua instrumentos do ofício, para produzir música: enxadas, enxadecos, tambores d’água, latas de óleo, pedaços de madeira bruta, entre outros objetos do cotidiano desses meninos e meninas do Distrito de São Pedro, na faixa etária de 06 a 20 anos, oriundos do trabalho infantil no campo”, explica o coordenador pedagógico, Paulo Ferreira.

Para Paulo, através da arte, reinventamos os saberes, construímos coisas, cores, formas e inúmeras possibilidades de releitura do mundo, do meio em que vivemos. “No processo de arte e educação, o aluno é o protagonista do conhecimento, da alegria, da música dos ‘ouvidos’, da educação sensorial e de um enorme conjunto de coisas ‘invisíveis’, essenciais à vida humana, capazes de produzir arte, a serviço de si mesmo e da construção da cidadania”, destaca Ferreira.

Nessa 9ª Edição do prêmio, foram inscritos 2.922 projetos em todo o Brasil. Só na região Nordeste, foram 589, de onde saíram 20 semifinalistas e só quatro foram contemplados com o premio de R$10.000,00.

A solenidade de entrega dos certificados dos vinte melhores projetos da regional Nordeste aconteceu na cidade de Fortaleza-CE, no último dia 19 de outubro, no Centro Cultural Dragão do Mar. Além dos Meninos de São Pedro, mais duas instituições de Pernambuco foram semifinalistas: Centro de Criação Galpão das Artes, de Limoeiro; e o Centro Social Tereza Cristina, de Olinda, que agora passam a ter o selo da UNICEF.

Rui Aguiar, gestor do UNICEF, deu a seguinte declaração sobre os projetos: “O trabalho das ONGs em parceria com as escolas, vai iluminar os novos caminhos da educação brasileira. Se no Brasil alguém quiser saber como fazer educação integral no Brasil, vai ter que conhecer as experiências que estão sendo premiadas hoje”.

Dedicando esta conquista ao seu pai José Ferreira Filho (Zi Ferreira) e não escondendo a felicidade pelo êxito do Projeto, Paulo abre um parêntese para lamentar a falta de apoio para continuidade desta ação do Distrito de São Pedro, ressaltando que neste ano não houve a realização das atividades da Associação – que tem em seu quadro de educandos 120 alunos – por falta de recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário