quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ex-assessor de Miguel Arraes é empossado no Senado

Blog Inaldo Sampaio


joão alberto capiberibe - Foto- J.Freitas-Agência SenadoTreze meses após ser eleito, o senador João Alberto Capiberibe (PSB-AP), ex-assessor especial do governo Miguel Arraes (1995-1998), finalmente assumiu ontem a sua cadeira no Senado.
Ele foi impedido de tomar posse por ter sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Mas como o STF decidiu que ela não valeu para as eleições de 2010, o próprio Supremo determinou a José Sarney que lhe desse posse.
Capiberibe foi eleito senador em 2002. Mas acabou sendo cassado pelo TSE pela acusação (vejam que absurdo) de ter comprado o voto de duas mulheres por R$ 28,00, pago em duas parcelas.
Entretanto, soube-se posteriormente que Capiberibe não comprou votos. Ele deu R$ 56,00 a duas mulheres pobres que o haviam procurado para comprar duas passagens de ônibus para o interior.

Discussão na Assembléia Legislativa sobre a conveniência de se aprovar, ou não, o voto aberto em todas as sessões

Informações do Blog Inaldo Sampaio

Anteontem, houve debate na Assembleia Legislativa entre os deputados Sílvio Costa Filho e Maviael Cavalcanti sobre a conveniência de se aprovar, ou não, o voto aberto em todas as sessões. Hoje, pela Constituição Estadual e o Regimento Interno, só se pode votar secretamente em três hipóteses: eleição dos membros da mesa diretora, apreciação de veto do governador e cassação de mandato parlamentar. Silvio Costa Filho quer escancarar tudo e Maviael Cavalcanti é a favor de que fique tudo como estar.
Ambas as posições são respeitáveis. Silvinho entende que o eleitor tem o direito de saber como se posicionou o seu representante na Casa Legislativa para a qual foi eleito, em nome da transparência que deve existir na atividade parlamentar. Por essa ótica, não deve existir voto secreto em nenhuma hipótese. Tudo tem que ser aberto, escancarado, transparente, para que o deputado seja vigiado pelo seu eleitor. Ele acha que o voto aberto está em maior sintonia com o Brasil da “ficha limpa”.
Maviael contra-argumenta alegando que o voto aberto em todas as matérias fragiliza o Poder Legislativo e expõe o parlamentar, que fica sujeito às pressões do Executivo. É um argumento igualmente consistente que também será levado em conta pelo conjunto da Casa. Afinal, as hipóteses de voto secreto que os constituintes de 89 introduziram na Carta Estadual parece estarem de bom tamanho. Pois nada constrange mais um deputado do que votar aberto na sessão em que se pede a cassação de um colega, por exemplo.

Elias, outro alvo atropelado pelo trator Eduardo Campos

Blog Magno Martins


Mais um capítulo em torno da rota estilo trator do governador Eduardo Campos Estado afora, aberta, dessa vez, no rumo de Jaboatão,  é detalhado por Marisa Gibson, no Diario Políticode hoje. Elias Gomes vem se postar na faixa de atropelamento que já vitimou João da Costa e alguns outros no Estado, inclusive no sertão: 

''.....quando traçou o mapa do crescimento do PSB no estado, o governador viu em Jaboatão uma oportunidade para o seu partido, sobretudo porque o governo estadual tinha obras importantes no município, e despachou para lá o deputado estadual João Fernando Coutinho com domicílio eleitoral devidamente transferido. Eduardo manteve a situação em banho-maria até o dia que Elias começou a veicular pela televisão sua propaganda institucional mostrando obras executadas pela prefeitura, em parceira com o estado, sem nenhuma referência ao governador. Aí, o tempo fechou. Eduardo ficou enfurecido e Elias deu ao governador a oportunidade que ele estava esperando. Agora, com a pré-candidatura de Coutinho a prefeito de Jaboatão, Eduardo começa a tirar do discurso de Elias todas as obras que o estado realizou no município. 

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Membros da CPI da Telefonia Móvel pedem apoio ao Ministério Público

Blog Inaldo Sampaio


Os deputados Betinho Gomes (PSDB) e Rodrigo Novaes (PSD),  presidente e o relator da CPI da Telefonia Móvel, respectivamente, estiveram hoje (28) com o procurador geral de Justiça, Agnaldo Fenelon, pedindo apoio ao Ministério Público para levar adiante os trabalhos da Comissão.
“Viemos solicitar o apoio do Ministério Público para a coleta de informações consideradas necessárias à condução da CPI”, declarou Betinho Gomes, pré-candidato a prefeito do Cabo.
A ajuda do Ministério Público pode se dar, segundo ele, pela participação de promotores nas audiências realizadas pela Comissão.
Fenelon prometeu apoio à CPI dizendo que o Ministério Público também é vítima da má qualidade dos serviços de telefonia móvel que são prestados pelas operadoras no Estado de Pernambuco.

ATLETAS DE GARANHUNS VENCEM EM CAMPINA GRANDE

Blog Roberto Almeida


Contando com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Comunicação Social e Esportes, a equipe de atletismo de Garanhuns, participou no último sábado, dia 26 de novembro, de mais uma edição SESI corrida de rua. A prova aconteceu na cidade de Campina Grande-PB.

Apresentando um percurso de 10 Km, a corrida foi vencida pelo garanhuense, Cícero Vieira. Já o segundo lugar ficou para Gilmar de Oliveira. No feminino, Miriam Farias conquistou a segunda colocação.

NOVAS DISPUTAS – E os atletas já intensificaram os treinos a fim de participar no próximo domingo, dia 4 de dezembro, de mais duas provas. A primeira acontece em Belém do Caiçara, na Paraíba, quando os desportistas disputam a Corrida de Emancipação daquele Município.

No mesmo dia, em Belo Horizonte-MG, parte da equipe de atletismo disputa a Volta Internacional da Pampulha, considerada uma das mais esperadas provas do calendário de corridas do Brasil.

Onze governadores ameaçados de degola esta semana

Blog Magno Martins


Esta semana o Tribunal Superior Eleitoral deve  julgar ação contra a posse do governador de Roraima, José Anchieta Junior (PSDB). São 11 os governadores eleitos em 2010 cujos mandatos estão sendo contestados no TSE sob acusação de uso da máquina ou abuso de poder econômico. Em sua maioria, ou eram candidatos à reeleição, ou tinham o apoio do governo anterior.

Além de Anchieta, estão na fila do Tribunal: André Puccinelli (PMDB-MS), Antônio Anastasia (PSDB-MG), Cid Gomes (PSB-CE), Omar Aziz (PMN-AM), Roseana Sarney (PMDB-MA), Sérgio Cabral, Siqueira Campos (PSDB-TO), (PMDB-RJ),  Teotônio Vilela (PSDB-AL), Tião Viana (PT-AC) e Wilson Martins (PSB-PI).(Blog Poder Online - Tales Faria)

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

REVITALIZAÇÃO DA AVENIDA SANTO ANTÔNIO, É SOLICITAÇÃO DO VEREADOR SIVALDO ALBINO



Moramos numa cidade, conhecida como cidade das flores, uma cidade turística (infelizmente, com o potencial pouco explorado para esse vertente), mas com grandes perspectivas turísticas. Linda por natureza! Parem pra pensar comigo: Garanhuns é a terra das sete Colinas, tem o Cristo no Magano, Parque Ruben Van der Liden, A Bela Avenida Rui Barbosa que nos leva até o relógio de Flores e entre tantas outras coisas tem também a Avenida Santo Antônio, cartão postal de nossa cidade.

Que bom seria se isso existisse na prática! Foi apresentado pelo vereador Sivaldo Albino requerimento ao chefe do poder Executivo através da Secretaria de Serviços Públicos para que seja revitalizada a parte física dessa Avenida, estruturas como: calçadas, bancos, canteiros. A inexistência de um planejamento urbano, afeta na qualidade de vida das pessoas, e entristece os que amam e admiram nossa cidade.

A situação é preocupante! Construções irregulares, como é o caso da calçada do Colunata, na própria escadaria que dá acesso aos banheiros públicos, os canteiros com beirais quebrados, cisternas faltando às tampas e outras coisas mais, podem provocar acidentes e compromete o nosso tão honrado título de cidade “limpa, bem cuidada”.