quinta-feira, 31 de março de 2011

Corpo do ex-vice-presidente chega a Belo Horizonte


R7.com

O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) com o corpo do ex-vice-presidente José Alencar chegou a Belo Horizonte (MG) às 9h15 desta quinta-feira (31). O político foi retirado nesta manhã do Palácio do Planalto, em Brasília, onde ontem recebeu homenagens de mais de 8.000 pessoas. Governadores, ministros, parlamentares e demais autoridades, além de moradores das imediações de Brasília foram ao Planalto se despedir do ex-vice-presidente.
Hoje, o segundo velório será realizado no Palácio da Liberdade, sede do governo do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O corpo de Alencar é transportado pelas ruas da cidade em cortejo fúnebre. São usados os mesmos carros do funeral de Tancredo Neves, em 1985. 
Os dois modelos da American LaFrance, ambos fabricados em 1959 são usados apenas para eventos solenes, como funerais de autoridades públicas e festas religiosas.
A cerimônia será aberta ao público. O corpo de Alencar será velado até as 13h e depois seguirá para o cemitério Parque Renascer, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde será cremado, às 14h.
A presidente Dilma Rousseff deve chegar ao Palácio da Liberdade por volta das 11h. Ontem, ela já prestou homenagem ao ex-vice, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois chegaram por volta das 21h30 de ontem ao Planalto. Dilma e Lula estavam em Portugal, onde o ex-presidente foi homenageado, e anteciparam a volta ao Brasil por causa da morte de Alencar. Emocionado, Lula se despediu do amigo com um beijo na testa.
Logo cedo, funcionários do governo de Minas Gerais preparavam os últimos detalhes do Palácio da Liberdade, à espera do corpo do ex-vice-presidente.
Por volta das 7h30, antes de os portões da antiga sede do governo mineiro serem abertos, funcionários ajustavam coroas de flores e estendiam um longo tapete vermelho na entrada do prédio histórico. Policiais fazem a segurança no interior do prédio e no entorno da região.Na chegada ao Palácio da Liberdade, o corpo do ex-vice-presidente será recebido por soldados do regimento Dragões da Inconfidência. Como se trata de um funeral com honras de chefe de Estado, o caixão será carregado por oito homens, representantes do Exército, da Aeronáutica, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Após o velório, o corpo será levado para o cemitério Parque Renascer, em Contagem, na grande Belo Horizonte, onde será cremado.
Alencar morreu aos 79 anos, na terça-feira (29), após sofrer falência múltipla de órgãos. Ele lutava contra o câncer havia mais de uma década e tinha sido internado na segunda (28) “em condições críticas”, com parte do intestino obstruído. O problema foi causado por um tumor na região abdominal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário