terça-feira, 22 de março de 2011

A ameaça de racha no grupo Mendonça


Blog de Inaldo Sampaio


Conhecido nos meios políticos de Pernambuco como a “baraúna” do Agreste, o ex-deputado José Mendonça sempre controlou o seu grupo com mão de ferro e ninguém jamais ousou contestar a sua liderança. Ele é de uma lealdade tal aos amigos que há políticos naquela região que o acompanham há mais de 30 anos como os ex-prefeitos de Lajedo e Santa Cruz do Capibaribe, Adelmo Duarte e Ernandes Silvestre, respectivamente, para ficar apenas nesses dois. Mas há vários outros.

Após 44 anos como deputado, “Mendonção” abandonou a vida parlamentar, elegeu o filho, Mendocinha, e o genro, Augusto Coutinho, para a Câmara Federal, e resolveu encerrar sua vida pública como candidato a prefeito de Belo Jardim, sua terra, aspiração que ele considera legítima sob todos os aspectos e para a qual conta com o firme e decidido apoio do prefeito Marcos Coca-Cola, eleito com o seu aval em 2008 após uma batalha renhida contra o ex-deputado Cintra Galvão.

Ocorre que uma parte do DEM gostaria de apoiar o ex-prefeito João Mendonça, sobrinho do ex-deputado e supostamente melhor colocado nas pesquisas de opinião. Isso teria ocasionado um “racha” na família a ponto de o ex-prefeito não ter sido convidado para um almoço na fazenda do tio, sábado passado, onde se deu o pré-lançamento da candidatura dele à prefeitura.  Em todo caso, é pouco provável que João não apoie o tio porque ele se declara liderado político do primo Mendonça Filho. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário