A Barragem do Cajueiro (foto), hoje o principal reservatório de água de Garanhuns, recebeu nesta terça-feira, dia 22, aproximadamente 80 mil peixes, numa iniciativa da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos. A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água.
Os 80 mil alevinos soltos na barragem foram fornecidos pelo IPA de Serra Talhada e pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado. São das espécies tilápia e tambaqui, consideradas de boa adaptação às condições climáticas do Agreste. Após seis meses, os peixes estão prontos para o consumo humano.
Para o presidente da CODEAM e prefeito de Palmerina, Eudson Catão, a ação de peixamento, que é realizada desde 2007, mostra a preocupação do governo com as comunidades do interior. "Com ações como essa, o nosso povo ganha mais qualidade de vida e une o consumo de alimentos saudáveis a uma atividade de lazer", diz.
O agricultor Cícero Alexandre, que mora no Sítio Estrela, uma das sete comunidades quilombolas de Garanhuns, aprovou a iniciativa. "Para nós, isso vai ser uma maravilha. Já imaginou levar o peixe fresquinho direto para a cozinha de casa? É só comemorar", conta com entusiasmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário