sexta-feira, 25 de março de 2011

Reator volta a preocupar e Japão pede que pessoas deixem suas casas voluntariamente


R7.com

A agência de segurança nuclear do Japão disse nesta sexta-feira (25) que é altamente provável que materiais radioativos estejam vazando do problemático reator número 3 da usina nuclear de Fukushima.
Nicolas Asfouri/25.03.2011/AFP
Enquanto isso, o governo japonês encorajou as pessoas que vivem dentro de um raio de 20 km a 30 km da usina a deixar voluntariamente a região, citando preocupações sobre o acesso às necessidades diárias. Também está mantida a recomendação para que os residentes permaneçam no interior de suas casas e evitem contato com o ar.
Segundo a agência de notícias japonesa Kyodo, foi detectado nesta quinta-feira (24) um alto índice de radiação na água que resfria a turbina do reator 3 de Fukushima, o que parece ter se originado no núcleo do equipamento, informaram o governo e a Agência de Segurança Industrial.
A emissora japonesa NHK reporta que, segundo funcionários, a pressão dentro do núcleo do reator é estável e a agência de segurança nuclear não acredita que ele está trincado ou quebrado. Mas diz que é muito possível que os materiais radioativos estejam vazando em algum lugar dentro do reator. O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, alertou nesta sexta-feira que continuava muito instável a situação na usina nuclear danificada pelo terremoto do dia 11 de março, seguido de tsunami, no nordeste do Japão. Para Kan, a situação em Fukushima não estava piorando, porém não era momento de “complacência”, disse em uma coletiva de imprensa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário