sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Vereador Sivaldo Albino solicita instalação de uma Clinica para tratar fumantes de Garanhuns



O Vereador Sivaldo Albino apresentou requerimento ontem (30/11) no Plenário da Câmara Municipal de Garanhuns solicitando a Prefeitura de Garanhuns uma parceria com o Ministério da Saúde no sentido de implantar um Centro de Atendimento aos Tabagistas, para tratar os fumantes de nosso Município.

A solicitação do Vereador foi em virtude do crescimento de fumantes em nosso Município e a falta de atenção do poder Público em oferecer aos dependentes do tabagismo um centro para aqueles que queiram se curar dessa dependência.

 Em média, o fumante costuma parar na terceira ou quarta tentativa. Alguns precisam de tratamento médico As primeiras vezes que a gente fuma sente um mau-cheiro, um gosto horrível. Os fabricantes, para disfarçar, acrescentam substâncias químicas que dão sabor de menta, cravo, cereja, chocolate, maçã. Eles usam esta técnica porque sabem que a criança que fica viciada, dependente de nicotina, vai comprar cigarro deles todos os dias, até o fim da vida. 

“O mentol anestesia a via aérea do primeiro experimentador para que ele não perceba o quão desagradável é fumar. O fumante que já caiu na rede da dependência já não percebe mais. Essa é a realidade do cigarro. O prazer que você passa sentindo depois é mediado por droga, pela nicotina”,

 Em recente levantamento feito pelo Ministério da Saúde em todo País, entre janeiro de 2010 e março de 2011 foram apenas 127 mil os atendidos, em um universo de 25 milhões de pessoas que fumam. Para ampliar este serviço, O Ministério da Saúde está empenhado em ampliar a rede de atendimento aos tabagistas e a solicitação do Vereador Sivaldo justamente se encaixa nessa pretensão da ampliação do Ministério da Saúde, para que os Municípios assumam também essa luta. 

Sivaldo solicitou que fossem notificados desta solicitação o Prefeito do Município Sr. Luiz Carlos de Oliveira além do Secretário de Saúde de Garanhuns Júlio César, Ao Secretário de Saúde do Estado Dr. Antônio Figueira e ao Ministro da Saúde Dr. Alexandre Padilha para que juntos possam se sensibilizar e tornar esta solicitação em realidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário