quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Vai explodir sozinha

Blog Magno Martins


O tenso clima na hostes do Judiciário em Brasília é, em parte, descrito por Renata Lo Prete, na sua coluna de hoje, na Folha de S.Paulo:

''Comentário ouvido ontem em Brasília, em referência à célebre frase da corregedora Eliana Calmon e à abortada investigação sobre o Tribunal de Justiça de São Paulo: 'Quando o Sargento Garcia estava chegando perto, o Zorro deu um jeito de escapar'. No entanto, quem teve acesso a algumas das descobertas da corregedoria em SP afirma: se insistirem em manter essa caixa trancada, ela simplesmente explodirá sozinha.

Lewandowski, que agora sustou as inspeções do CNJ sobre ganhos de servidores, magistrados e familiares em 22 tribunais do país, decidiu em liminar, um ano atrás, validar concurso promovido pelo TJ do Rio no qual o conselho encontrara uma série de indícios de fraude. O caso nunca mais retornou à pauta.''

CNJ tem sim poder de investigar juiz, dizem senadores

 Logo após a decisão do STF de esvaziar o CNJ, Demostenes Torres e Randolfe Rodrigues ligaram para Eunicio Oliveira pedindo-lhe que, como presidente da CCJ do Senado, coloque em votação amanhã a proposta para deixar claro que o conselho tem sim poderes para investigar juízes a qualquer momento. Eunicio disse-lhes que não há como votar a proposta este ano. Alegou, entre outros motivos, que o projeto não entrou na pauta de votação da comissão em tempo hábil – 48 horas antes da reunião.

Mas existe uma exceção em que senadores vão tentar levar a proposta à votação: no caso de um parlamentar pedir para decidir a inclusão da matéria de última hora no voto. Desde a manhã há negociações em curso para isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário