segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Mortos usados para desvios

Blog Magno Martins


Uma prática que parecia ter sido banida no País com a chegada do sistema informatizado na era digital ainda perdura em Pernambuco: o desvio de dinheiro público através de nomes de mortos em folhas de pessoal.  

Segundo estudo do Tribunal de Contas do Estado, divulgado com exclusividade pela repórter Letícia Lins no jornal O Globo de ontem, existem 1.173 mortos que receberam R$ 10,8 milhões em apenas um ano. 

Eles constam em folhas de pagamento de repartições estaduais nas prefeituras de 169 dos 184 municípios e em 150 câmaras municipais. O estudo, que não revela os nomes dos personagens nem dos municípios onde há a maior quantidade de irregularidades, aponta, também, outras distorções, como a de um servidor com 14 vínculos com órgãos públicos nas duas esferas de poder – executivo e legislativo. 

Existem também outras curiosidades, como servidores na ativa com idades entre 80 e 90 anos e flagrantes desrespeitos à legislação, com servidores que ganham menos de um salário mínimo. Em pelo menos 130 prefeituras foram encontrados 13.670 funcionários que não recebem o vencimento de R$ 545 a que têm direito. 

Entre os professores, 49.429 percebem remuneração abaixo do piso nas prefeituras. Diante de tamanha aberração, o TCE será obrigado agora a revelar a lista dos prefeitos e presidentes de câmaras relapsos. Afinal, é o dinheiro público que continua escoando pelo ralo. Uma vergonha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário