segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Rosa Weber toma posse no Supremo Tribunal Federal

Ela é a 2ª a ser indicada por Dilma para STF, que ficou 4 meses desfalcado.
Rosa, que era ministra do TST, ocupa cadeira deixada por Ellen Gracie.

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu posse na manhã desta segunda-feira (19) a Rosa Weber, segunda ministra indicada pela presidente Dilma Rousseff desde que assumiu o mandato no começo de 2011. Rosa ocupa a cadeira deixada por Ellen Gracie, que se aposentou em agosto deste ano.

Ministros do Supremo aplaudem Rosa Weber na cerimônia de posse (Foto: Nelson Jr. / SCO / STF)                                                     Ministros do Supremo aplaudem Rosa Weber na cerimônia de posse (Foto: Nelson Jr. / SCO / STF)
Nos quatro meses que antecederam à posse da nova ministra, o Supremo se viu diante de um empate no processo sobre a candidatura ao Senado de Jader Barbalho (PMDB-PA), que havia sido barrado nas eleições do ano passado por causa da Lei da Ficha Limpa. Na semana passada, porém, o presidente do STF, o ministro Cezar Peluso, usou suas atribuições e desempatou, liberando o peemedebista para tomar posse.

Conforme tradição no Supremo, a cerimônia foi rápida – cerca de 10 minutos de duração. A sessão da posse foi aberta pelo presidente do STF, ministro Cezar Peluso, e, em seguida, Rosa Weber foi conduzida ao plenário pelo mais novo integrante da Corte, Luiz Fux, e o decano do STF, Celso de Mello, o mais antigo ministro do tribunal.

Foram convidados para a cerimônia de posse cerca de 2 mil pessoas, mas parte dos lugares ficou vazia. Um telão com cadeiras no lado de fora do plenário foi montado, mas acabou não sendo usado.

Durante a cerimônia, Rosa Weber fez um juramento no qual se comprometeu a "cumprir os deveres do cargo em conformidade com a Constituição Federal e as leis da República". Ela assinou o termo de posse e foi oficializada como a nova ministra do STF. Ela poderá ocupar o cargo até 2018, quando completará 70 anos, idade prevista para aposentadoria compulsória dos ministros da Corte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário