terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Só com ficha corrida

Blog Magno Martins


Depois da queda de sete ministros em menos de um ano arrastados pelos ventos implacáveis da corrupção, Dilma tem pela frente o desafio de, provavelmente em janeiro, de se livrar de mais duas ou três árvores podres e depois montar a sua própria equipe. Imaginar, entretanto, que a presidente terá um ministério com a sua cara, mais técnico do que político, é querer muito, é apostar no imponderável.
Dilma não é do ramo, não tem autonomia política nem pedigree para isso. Terá que se costurar, forçadamente, com as indicações dos partidos da sua base, que tendem a travar uma batalha pelo controle das pastas mais estratégicas, principalmente PT e PMDB.
Dilma quer, ainda, enxugar o número de Ministérios, o que seria ideal, mas enfrentará igualmente resistências dos partidos fisiológicos, que apóiam em troco de cargos. Quanto mais cargos, melhor. O olho é grande, a gula, sem limite.
Para evitar o que está passando, hoje, o que a presidente deveria exigir dos novos auxiliares seria uma folha corrida da polícia. No mínimo!
Com isso, começaria a dar o exemplo da praticidade do projeto Ficha Limpa na esfera executiva. Uma maravilha! Pena que seja apenas uma utopia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário