terça-feira, 26 de março de 2013

No mesmo palanque de Eduardo, Dilma cobra ´parceiros comprometidos

JC ONLINE

SERRA TALHADA (PE) - A cidade de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, virou simbolicamente a capital da política nacional nesta segunda-feira (25), para onde todos os holofotes estavam direcionados, ao receber uma visita da presidente Dilma Rousseff (PT) em meio ao tensionamento na relação entre PT e o PSB, do governador Eduardo Campos, que ameaça romper com a base governista e se lançar candidato ao Palácio do Planalto em 2014. Sabendo disso, a presidente fez um discurso meticuloso, que, ao mesmo tempo em que exaltou os investimentos do governo federal no desenvolvimento do Brasil e de Pernambuco, mandou recado para o socialista, ao cobrar "comprometimento" de "parceiros".


"Nenhuma força política sozinha é capaz de dirigir um País com esta complexidade. Precisamos de parceiros e precisamos que estes parceiros sejam comprometidos com este caminho", disse, ao lembrar que o governo do PT "reduziu a distância entre ricos e pobres".

Em um discurso com cerca de 50 minutos, a petista também enfatizou que o esforço para minimizar as diferenças sociais serão "aceleradas ainda mais" em 2013.  Ensaiando um discurso de presidenciável, Eduardo vem fazendo críticas ao governo federal, questionado a capacidade de investimento e tendo chegado a dizer que é possível fazer mais.
Apesar do recado, Dilma e Eduardo mantiveram as aparências. Chegaram juntos ao Parque de Exposições, onde houve os discursos, o socialista levou a presidente para falar com alguns prefeitos e técnicos e ambos conversaram no palanque em alguns momentos, durante os discursos.

Ao cumprimentar o governador na sua fala, Dilma o chamou de "grande parceiro, um parceiro extremamente respeitado pelo meu governo".
Dilma veio ao Estado com um arsenal grande para enfrentar os movimentos eleitorais de Eduardo. Anunciou a liberação de R$ 2,8 bilhões para obras hídricas, viárias e no Porto de Suape. Disse que está fazendo a "mesma coisa" que Lula fazia quando era presidente: "conversar com Eduardo e trazer obras e benefícios".

Ainda lembrou somando verbas liberadas pelo governo federal, pelas estatais e por meio de financiamentos, já foram liberados R$ 60 bilhões para Pernambuco, montante que ela classificou como "volume extraordinário".

"Eu queria dizer para vocês que nós estamos vendo uma mudança acelerada aqui na região. Pernambuco, eu acho, é um novo Pernambuco nos últimos dez anos e, sem dúvida, o governador tem um grande papel nisso, e o governo federal, tanto com o Lula quanto na minha gestão, também tem", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário