sexta-feira, 22 de março de 2013

Governo inicia campanha contra o desperdício de água

JC ONLINE


Em tempos de estiagem e racionamento, o governo do Estado de Pernambuco lança campanha para incentivar a população a usar a água com parcimônia. Três filmes nas emissoras de televisão, com cenas cotidianas, e spots em rádios serão veiculados a partir desta sexta-feira, Dia Mundial da Água, até 18 de abril próximo.

A campanha começa um dia após os Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgarem o prognóstico climático para a região, no período de abril a junho de 2013: chuvas variando de normal a abaixo da média no Litoral e Zona da Mata e permanência de chuvas abaixo da média nas demais áreas.

De acordo com o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos do Estado, José Almir Cirilo, o resultado da análise climática não altera o calendário de racionamento d’água implantado no Recife em 1º de março último. O rodízio no abastecimento vai durar 90 dias, até o fim de maio, como previsto.

Marcelo Asfora, presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), anuncia chuvas abaixo da média para os meses de abril e maio no litoral. A média histórica de abril é 337,6 milímetros e a de maio, 318,5 milímetros, diz o Inmet.

A expectativa dos meteorologistas, reunidos no Recife anteontem e ontem, é que a situação se normalize de junho em diante. “No encontro, também discutimos a situação no Sertão, por causa da pouca chuva registrada na região”, diz Marcelo Asfora. Abril encerra o período chuvoso no Semiárido.

Gerente de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Apac, Patrice Oliveira disse que a precipitação anual no Sertão varia de 800 a 900 milímetros, de novembro a março. Este ano, choveu apenas um terço do esperado. Ano passado, choveu 25% da média climatológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário