segunda-feira, 18 de março de 2013

Jovem promessa de Garanhuns disputa Copa no Rio de Janeiro

Blog Carlos Eugênio

O garanhuense Arquimedes Vieira, de apenas 16 anos, é a mais nova aposta do futebol brasileiro. O jovem lateral-esquerdo que reside na comunidade do Mundaú conseguiu destaque e disputa, a partir do fim deste mês, a Copa Rio Sub-17, no Rio de Janeiro.

Arquimedes foi revelado pelo programa Prefeitura Presente, desenvolvido pela Prefeitura de Garanhuns entre os anos de 2009 e 2012. De garoto franzino no Núcleo Boa Vista do Programa Municipal, o jovem Atleta ganhou corpo e através da parceria entre a Prefeitura e o Santa Cruz, integrou no período de junho de 2012 a janeiro de 2013, as categorias de base do Clube da Capital.

Sem o apoio governamental, Arquimedes não teve condições financeiras para bancar as passagens ao Recife e voltou para Garanhuns em fevereiro último, juntamente com o zagueiro Zenon, também revelado pelo Prefeitura Presente.

Em fevereiro último, o sonho de se tornar um jogador profissional voltou a tomar formas reais. O empresário Luiz Ferreira, que agencia entre outros atletas, o atacante Gilberto (ex-Santa e Sport e que hoje esta no Internacional-RS) e o zagueiro Durval (ex-Sport, atualmente no Santos), procurou Arquimedes em sua casa e com o consentimento da família levou a jovem promessa para o São Francisco, clube baiano especializado em revelar jogadores, da cidade de São Francisco do Conde, a 67Km da capital Salvador.

Treinamentos diários, reforço muscular, alimentação balanceada e acompanhamento médico, além de frequência assídua na escola. Essa é a rotina de Arquimedes na cidade baiana, que se prepara para disputar a Copa Rio Sub 17, que acontece a partir do dia 28 de março.

A Copa Rio Sub-17 é uma competição de futebol organizada pela Federação do Rio de Janeiro (FERJ), autorizada pela CBF, e será disputada por 128 equipes, distribuídas em 32 grupos. A equipe do São Francisco, do jovem lateral-esquerdo Arquimedes, esta no grupo H e vai disputar a classificação com o Vasco-RJ, América-MG e São José-RJ. “O meu sonho é ser um jogador profissional. Estou muito feliz pela oportunidade. Aqui a estrutura é muito boa, já tenho um procurador, que é o Luiz Ferreira, e até recebo uma ajuda de custo”, salientou Arquimedes Vieira, em entrevista ao Blog, ocasião em que confidenciou que ajuda a família com parte do dinheiro que recebe no futebol baiano.

FALTA DE APOIO – Outro grande valor que também integrou o programa Prefeitura Presente é o jovem Leandro dos Santos Silva, o Léo, de 17 anos (foto abaixo).

A jovem promessa foi integrado na categoria Sub-18 do Corinthians Aloagoano depois de se destacar durante amistoso entre a Seleção do Prefeitura Presente e o clube alagoano em março de 2012. Léo chamou a atenção de Eduardo Neto, coordenador das Divisões de base do Clube de Maceió e além de conquistar uma vaga no time de juniores, ainda conquistou o título Alagoano da categoria em 2012 e disputou a Copa São Paulo de Futebol Junior em 2013.

Mas a falta do acompanhamento psicológico fez com que o promissor lateral-esquerdo deixasse o Corinthians Alagoano no último mês de fevereiro. Atualmente, Léo esta em sua casa, na Cohab 1, e disputa apenas partidas por clubes amadores da Cidade. O programa Prefeitura Presente garantiu o acompanhamento de Leandro, Arquimedes e Zenon até dezembro de 2012. 

Em contato com um Agente ligado ao empresário Luiz Ferreira – o mesmo que agencia o jovem Arquimedes -, o Blog apurou que Léo será visitado nos próximos dias e convidado a voltar ao futebol. Garanhuns merece ver suas promessas vingando no Mundo do Futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário