sexta-feira, 15 de março de 2013

Brasil melhora IDH, mas continua na 85ª posição em ranking da ONU

Jovem Pan online

De acordo com um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), divulgado nesta quinta-feira, o Brasil manteve o 85º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O índice obtido foi de 0,730, em uma escala que vai de 0 a 1. Com essa nota, o País permanece no grupo de Desenvolvimento Humano Alto.

O primeiro lugar de 2012 continua sendo da Noruega (0,955), seguida da Austrália (0,938) e dos Estados Unidos (0,937). A última posição é ocupada pelo Níger, na África. O IDH é um dos índices mais aceitos para se medir o grau socioeconômico de um país.


O Brasil, que ocupa a mesma posição desde 2007, acabou recebendo alguns elogios do programa apesar da estagnação registrada no ranking. “O País mudou o padrão histórico em muito pouco tempo e é reconhecido por isso", afirmou o coordenador residente do sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek.


Durante um evento realizado hoje em Brasília, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, comentou o ranking e lembrou que o governo brasileiro esperava por um melhor resultado. Uma das justificativas dada pelo ministro foi que a ONU não atualizou os dados do total de crianças na escola de até cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário