terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Lula “veta” a candidatura de Humberto Costa

Blog Inaldo Sampaio


Pelo andar da carruagem, a escolha do candidato do PT à prefeitura do Recife não será feita pelo diretório municipal. A definição do nome será do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff. A disputa está acirrada entre o prefeito João da Costa e o deputado João Paulo e só uma instância superior será capaz de pôr ordem na casa. Essa instância é mais Lula do que propriamente Dilma, que nunca teve vida partidária intensa e não está pretendendo se envolver nas disputas municipais.

A radicalização entre os dois “Joões” poderia abrir caminho para o surgimento de um terceiro nome, Humberto Costa, que tem bom trânsito com o prefeito e também com o seu antecessor. Porém, ele consultou Lula a esse respeito e o ex-presidente o desaconselhou. Acha que ele está muito bem à frente da bancada petista no Senado, e que deve permanecer lá. Com isso, continua aberta a possibilidade de surgir outro “tercius” dentro do PT, já que João Paulo veta João da Costa e, vice-versa.

É um quadro muito complicado que ninguém de sã consciência pode prever de que maneira irá terminar. O governador Eduardo Campos está dizendo que não tomará nenhuma decisão sem consultar Lula e Dilma. E o ex-presidente, por sua vez, não chancelará nenhum candidato que não tenha a aprovação do governador. Nesse contexto, o prefeito João da Costa ainda tem chance, a menos que o PT lhe ofereça uma “saída honrosa” para abdicar da reeleição. Na marra, ele não sairá de jeito nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário