segunda-feira, 1 de julho de 2013

Eucaliptos na Avenida Rui Barbosa estão sendo cortados e nascente do Pau-Pombo aterrada

Blog Carlos Eugênio

O Blog recebeu denúncia de que as árvores existentes no espaço onde esta localizado o Casarão da avenida Rui Barbosa estavam sendo cortadas com o objetivo de que a área viesse a ser utilizada para fins comerciais. A reportagem esteve no local, que é de propriedade privada, e comprovou a ação. Diversas árvores já foram cortadas, todavia, o procedimento foi devidamente autorizado pelas autoridades competentes, dentre elas: a Prefeitura, através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o CODEMA e a Defesa Civil.

É que um Laudo, elaborado por um engenheiro florestal e um engenheiro agrônomo, constatou que algumas árvores não estavam sadias e apresentavam risco de queda. “Eu mesmo compareci e identifiquei árvores com rachaduras verticais na casca, nitidamente indicando inclinação excessiva. Houve o pedido formal de corte, teve opinião de pessoal técnico da Secretaria de Agricultura do Município e da Defesa Civil também”, esclareceu o professor Marcos Renato Mattos, vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA).


Ainda segundo o Professor, que também integra os quadros da UFRPE e teve o seu nome divulgado como provável Secretário de Meio Ambiente, em pasta a ser criada pelo Prefeito de Garanhuns, o corte de eucalipto não necessita de licença ambiental, pois se trata de uma árvore exótica e não sujeita a licença de supressão, a não ser que fossem tombadas. “A Câmara Técnica do CODEMA analisou os documentos e emitiu parecer favorável ao corte das árvores em risco”, pontou Mattos, que alertou: “as árvores dali podem causar uma tragédia gigantesca se caírem. Principalmente porque uma queda pode ocasionar a queda de outra quando cair por cima. São muito grandes e pesadas, podemos estar falando de algumas ou até dezenas de mortes caso caiam em dia de feira”, finalizou o vice-presidente do CODEMA.

DENÚNCIA: NASCENTES DO PAU POMBO ESTÃO SENDO ATERRADAS - O tema foi desta que no Blog de Ronaldo César, confira:

“Um debate foi gerado no facebook a partir de uma fotografia e uma denúncia feita pelo Luís Marcus, que, aliás, não é nenhuma novidade: Estão aterrando as nascentes do Pau Pombo. A especulação imobiliária abaixo do parque Ruber Van der Linden está fazendo com que terrenos sejam aterrados para construções de prédios de apartamentos, e um desses locais está localizado próximo do Pau Pombo, e o material do aterro está colocando em risco o patrimônio ambiental do município. 

Várias pessoas vêm tocando no assunto, o post no facebook já contabiliza mais de cem de comentários, inclusive cobrando fiscalização por parte dos órgãos ambientais e do Ministério Público. O radialista Geraldo Mouret, em seu blog, também mostrou o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário