quarta-feira, 31 de julho de 2013

Sivaldo Albino é destaque no Blog de Carlos Eugênio

Confira Matéria


Sivaldo amplia contatos políticos durante o FIG

Depois do Prefeito Izaías Régis (PTB), que esteve acompanhado pelo Governador Eduardo Campos e pelo senador Armando Monteiro em boa parte do Festival de Inverno, um dos políticos que melhor aproveitou o principal evento da cidade para ampliar os seus contatos visando às eleições de 2014, foi o vereador Sivaldo Albino (PPS).

Albino foi visto ‘tratando’ de politica com o engenheiro Zé da Luz (PHS), assim como com o ex-prefeito de Brejão, Sandoval Cadengue (PSB) e com o gestor da GRE-AM, Paulo Lins, considerados os ‘homens fortes’ de Eduardo no Agreste Meridional.

Apesar de não confirmar a informação, o Vereador participou de uma reunião fechada no Tavares Correia em que estavam presentes os secretários da Casa Civil, Tadeu Alencar, e de Agricultura, Aldo Santos, além de membros da cúpula do PSB em nível local e estadual. Albino também conversou com o Governador Eduardo Campos. Especula-se que Sivaldo esta de malas prontas para o PSB e poderá fazer dobradinha no Agreste com um Federal ‘abençoado’ pelo Governador.

“Não estamos negociando nada. Apenas conversamos cordialmente sobre os rumos de Garanhuns e tratamos do Festival de Inverno”, desconversou o Pós-comunista, em contato telefônico com o Blog.

Mesmo negando as especulações, os rumores quanto a ida de Albino para a base socialista são muito fortes. “Ainda não é hora para falar em 2014. Prefiro comemorar o fato de termos apresentado projeto na Câmara denominando a Guadalajara de Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos, que já foi anunciada pelo Prefeito, e de termos os nossos pedidos atendidos, quando o Governador inaugurou a UpaE e anunciou que o homenageado do FIG do próximo ano, será o nosso grande Ivo Amaral”, finalizou o Parlamentar do PPS.

 

PMDB em pé de guerra com PT e Temer pede paciência

Blog Magno Martins

O principal aliado do PT no governo Dilma, o PMDB, está inquieto, revela Ilimar Franco, no Globo desta quarta-feira. Diz o colunista que uma parcela de seus líderes está nervosa devido às divergências regionais com o PT, que ameaçam seus projetos eleitorais.
 
''Para medir a temperatura, o vice Michel Temer, está ouvindo seus parlamentares. Nestes contatos, ele pede paciência e diz: “Tem muito tempo, muita conversa e muito ajuste pela frente ainda”. O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), cobra um 'pacto de boa convivência' com o governo Dilma. Alinhado, o líder Eduardo Cunha (RJ) afirma: “Eu sou bombeiro aqui”.

terça-feira, 30 de julho de 2013

JMJ injetou R$ 1,2 bilhão na economia do Rio

Blog da Folha

Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que terminou último domingo (28), foram injetados recursos na ordem de R$ 1,2 bilhão na economia cidade. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (29) pelo prefeito Eduardo Paes. Segundo ele, o balanço geral do evento ainda não foi fechado.
Os principais eventos que contaram com a presença do papa Francisco foram acompanhados por mais de 10 milhões de pessoas. A missa de despedida em Copacabana foi o evento que reuniu o maior número de fiéis, 3,2 milhões. Durante os seis dias de evento, a cidade recebeu 335 mil peregrinos inscritos na JMJ, provenientes de 175 países, incluindo 220 mil brasileiros, segundo a organização do evento.
Mais de 6 mil ônibus fretados trouxeram 290 mil peregrinos. Na Rodoviária Novo Rio, circularam 500 mil fiéis. E nos aeroportos Santos Dumont e do Galeão, 14 mil peregrinos foram atendidos na fun zone, área montada para a jornada.
Segundo o prefeito, não foi registrado tumulto. Porém, os peregrinos enfrentaram dificuldades com transporte. Os sistemas de trem e de ônibus registraram grande número de passageiros. A Central do Brasil registrou no sábado (27), dia da peregrinação que partiu da estação, o recorde histórico de passageiros de trem, com 155.777. Em todo o período da jornada, o sistema de trens urbanos transportou 3 milhões de pessoas. No metrô, também foram 3 milhões de passageiros. Os dois sistemas funcionaram de forma ininterrupta durante o fim de semana. O sistema de ônibus operou com a frota máxima, com 8.800 veículos e 3,5 milhões de passageiros.
Durante a JMJ, foram recolhidas 390 toneladas de lixo, sendo 45 toneladas de materiais recicláveis. De acordo com Eduardo Paes, apenas no réveillon de Copacabana são recolhidos normalmente 320 toneladas. “A operação da Comlurb [Companhia Municipal de Limpeza Urbana] acabou hoje às 2h da manhã, em Copacabana. O trabalho foi muito facilitado pelos peregrinos, visitantes e cariocas, que ajudaram recolhendo o material. Isso faz a gente pensar se não pode ser assim sempre. E foi a primeira vez que a Comlurb tratou a possibilidade da reciclagem em grandes eventos”.
Na área de saúde, foram feitos 4.780 atendimentos, nos 11 postos montados, sendo que 84 pacientes foram transferidos para a rede municipal. Os principais problemas foram mal-estar, crise de asma, hipertensão em idosos, vômito, diarreia, dor lombar e cansaço.
Quanto aos banheiros químicos, alvos de várias reclamações por parte dos peregrinos, Paes argumentou que não foi possível transferir toda a estrutura montada em Guaratiba para Copacabana. “Tivemos a transferência de uma logística montada em Guaratiba para Copacabana, não deu para trazer todos os banheiros e nem dispor da mesma forma. Enfim, a gente teve em alguns momentos a superlotação, mas a população foi solidária, acolhendo os peregrinos. Quem conhece a jornada sabe que a experiência das pessoas aqui foi muito positiva. Ainda não tem os números de visitas ao Cristo e ao Pão de Açúcar, mas a semana é toda de recordes. Não tenho dúvidas de afirmar que, apesar dos problemas que enfrentamos, a cidade se comportou muito bem recebendo a JMJ”.
O prefeito ressaltou que, dos cinco grandes eventos programados para a cidade de 2012 a 2016 (Rio+20, Copa das Confederações, JMJ, Copa do Mundo e Olimpíadas), o mais difícil é a jornada. “Dos grandes eventos, a cidade já pegou todos, já passamos por três e ainda faltam dois. O mais difícil de todos e a JMJ e o que nós nos preparamos melhor será as Olimpíadas”.
Ele agradeceu aos peregrinos, ao papa Francisco e, principalmente aos moradores da cidade, pelo sucesso da jornada. “Não tenho dúvida que a cidade recebeu a maior, mais longa e mais bonita festa da história. Foi a visita mais ilustre e mais agradável que a cidade já recebeu. Agradeço ao papa Francisco, aos visitantes e em especial aos moradores da cidade. O Rio demonstrou enorme capacidade de receber visitantes, os cariocas estão muito felizes de receber esse eventos”.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Lula pode apoiar Eduardo Campos para presidente

Blog Ronaldo César

Informa a revista “Veja” que Lula recebeu o resultado de pesquisas, na semana passada, apontando queda de popularidade da presidente Dilma Rousseff.

A partir desses números, segundo a revista, Lula traçou alguns cenários.

O primeiro é continuar trabalhando para que Dilma recupere a popularidade.

O segundo é o próprio Lula ser candidato no lugar dela, como defendem alguns petistas.

E o terceiro é apoiar a candidatura do governador Eduardo Campos e de o “fora PT” começar a ganhar as ruas de todo o país.

O problema é saber se o governador de Pernambuco, que deseja empunhar a bandeira do “novo” estaria interessado neste apoio.

PDT aposta em Cristovam para vice de Eduardo Campos

Blog Magno Martins


Apesar de o governador Eduardo Campos (PSB-PE) ter sondado Osmar Dias (PDT-PR) para ser seu vice em 2014, o PDT aposta mais no nome do senador Cristovam Buarque (DF), caso o partido realmente decida apoiar o socialista na disputa para presidente da República. O desembarque da aliança com a presidente Dilma (PT) será discutido durante congresso do PDT marcado para os dias 23 e 24 de agosto.
 
O PDT avalia que, além de ser nacionalmente conhecido, Cristovam goza de posição mais confortável por ter mandato no Senado até 2018. A cúpula da sigla levanta outros quadros como Miro Teixeira (RJ), Alceu Collares (RS), Reguffe (DF) e o ministro Manoel Dias (Trabalho). Dono de três minutos de tempo de TV, o PDT sugere nomes do Sul, Sudeste e Centro Oeste, onde Eduardo Campos tem menor inserção.  

sexta-feira, 26 de julho de 2013

PROJETO DE SIVALDO ALBINO PROPORCIONA MAIOR SEGURANÇA NO FESTIVAL DE INVERNO


Projeto solicitado por diversos anos pelo Vereador Sivaldo Albino e instalado em 2007 tornou a Praça Guadalajara mais segura durante as noites de realização do Festival de Inverno de Garanhuns. O Projeto instituiu todas as pessoas que vão para os shows da Praça Guadalajara passar por uma revista, proporcionando maior segurança e comodidade a todos. De início o modelo de revista foi realizado durante as Festividades de São José realizada na Vila do Quartel em 2007 e daí extraída pela Prefeitura para o Principal palco do evento do Festival. Desde que o Projeto foi implantado não houve nenhum incidente grave durante o evento, mostrando o belo trabalho realizado pela Polícia Militar de Pernambuco no combate as desordens! 





CNI/Ibope: aprovação do governo Dilma cai para 31% e Eduardo lidera ranking de aprovação com 76%

Blog Magno Martins


As reações da presidente Dilma Rousseff (PT) às manifestações de rua ainda não geraram impacto na sua popularidade. A avaliação da população ao seu governo caiu 24 pontos percentuais no período de um mês, depois das manifestações de rua, que são apoiadas por 9 em cada 10 brasileiros (89%).

As informações são de pesquisa realizada pelo Ibope, por encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A queda na avaliação do governo já considera toda as reações do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional aos protestos que tomaram as ruas das principais cidades brasileiras ao longo do mês de junho. Conforme o levantamento, 31% dos entrevistados deram nota 'zero' para as reações da presidente às reivindicações.

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12 deste mês. Portanto, captou tanto as propostas apresentadas publicamente pela presidente Dilma Rousseff em reação às manifestações, assim como a agenda positiva lançada pelo Congresso Nacional e o lançamento do programa 'Mais Médicos' pelo Governo Federal.

Na última pesquisa CNI/Ibope, divulgada no dia 19 de junho, as entrevistas foram realizadas entre os dias 8 e 11 daquele mês - antes, portanto, do início das manifestações mais fortes pelo país. Ainda assim, a presidente já sofria com queda na popularidade. A avaliação positiva de sua administração caíra de 63% para 55%. Agora, aqueles que consideram o governo Dilma 'ótimo' ou 'bom' são 31%.


Foram entrevistadas 7.686 pessoas com mais de 16 anos de idade, em 434 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

CNI/Ibope: Eduardo lidera ranking de aprovação com 76%


Diferentemente das outras pesquisas realizadas pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o levantamento divulgado nesta quinta-feira (25) também analisou o impacto das manifestações sobre a avaliação de governadores. Foram pesquisados 11 Estados (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina).

As administrações menos populares, são, na ordem, Sérgio Cabral (Rio de Janeiro, com apenas 12% de avaliação positiva), Marconi Perillo (Goiás, com 21%), Tarso Genro (Rio Grande do Sul, com 25%) e Geraldo Alckmin (São Paulo, 26%). A avaliação pessoal desses governadores segue a mesma lógica: Sérgio Cabral é o pior avaliado (29% de “ótimo” ou “bom”), seguido por Perillo (34%) e Alckmin (40%).

Na outra ponta, o mais bem avaliado, percentualmente disparado, é o governador Eduardo Campos, pré-candidato do PSB à Presidência da República. Eduardo tem 76% de avaliação positiva, de acordo com a pesquisa. Seu governo também é o que possui melhor avaliação: 58% consideram sua administração 'ótima' ou 'boa'.

No entanto, como não há pesquisa prévia em relação aos governadores, não é possível estabelecer uma comparação que permita mensurar a queda (ou crescimento) na sua popularidade.

A pesquisa foi feita entre os dias 9 e 12 de julho. Foram entrevistadas 7.686 pessoas com mais de 16 anos de idade, em 434 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.


quarta-feira, 24 de julho de 2013

Vereador Sivaldo Albino apresenta Projeto de Lei que Denomina a Praça Guadalajara de "Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos "




O Vereador Sivaldo Albino (PPS) apresentou Projeto de Lei Nº 60/2013 que denomina de Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos a Praça Guadalajara local dos principais eventos realizados em nossa Cidade. 

Esse sentimento de tornar a Praça Guadalajara uma homenagem ao Mestre Dominguinhos já vem há muito tempo, mas a Lei orgânica Municipal só permite homenagear com nomes de logradouros pessoas “in memória”, pois isso está justa homenagem só veio agora. 

O Projeto do Vereador Sivaldo Albino (PPS) seguirá para as comissões assim que a Câmara de Garanhuns voltar do recesso e posteriormente irá a plenário para votação.

“Me sinto muito orgulhoso em poder  se o autor deste projeto, que irá homenagear um dos filhos mais ilustre de nossa Cidade”, finalizou sivaldo.

Corpo de Dominguinhos é velado na Assembleia Legislativa de SP

Globo.com

Ex-mulher de Dominguinhos acompanha velório na Assembleia Legislativa de São Paulo (Foto: Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)
O corpo do músico Dominguinhos está sendo velado desde as 6h desta quarta-feira (24) na Assembleia Legislativa de São Paulo, na região do Ibirapuera, na Zona Sul da capital. Segundo a ex-mulher de Dominguinhos, Guadalupe Mendonça, o velório em São Paulo ocorrerá até as 16h. Depois, o corpo seguirá para Recife de avião. O voo está previsto para as 23h10, saindo do Aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana. Na quinta (25), o corpo será velado da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco e deverá ser enterrado na sexta-feira (26).
O artista morreu nesta terça-feira (23), aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês. Ele lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. De acordo com o hospital, o músico morreu às 18h em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.

Ao longo do tratamento, ele desenvolveu insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes. Dominguinhos foi transferido para a capital paulista em 13 de janeiro. Antes, esteve internado por um mês em um hospital no Recife.
Guadalupe afirma ter acompanhado os últimos momentos de Dominguinhos no hospital. Ela conta ter agradecido a ele pela companhia. “Ele foi coberto de muito amor. Ele estava indo e eu dizendo: 'A gente te ama muito. Eu, a Liv (filha), o Luca, que é o nosso neto, e o povo todo te ama muito. Então vai em paz'. Assim, sua obra, sua genialidade e sua generosidade vão ficar perpetuadas na sua música”, disse.
Ainda segundo ela, quando a doença foi diagnosticada, os médicos deram uma expectativa de vida de 6 a 8 meses. Dominguinhos resistiu por quase sete anos “muito felizes”, segundo Guadalupe.
Guadalupe diz ter acompanhado últimos momentos de Dominguinhos (Foto: Letícia Macedo/G1)
Guadalupe diz ter acompanhado últimos momen-
tos de Dominguinhos (Foto: Letícia Macedo/G1)
“Fiz muitas loucuras dentro da UTI. Sempre tinha música dele lá dentro", conta ela, que levava um aparelho de som para tocar músicas dele e de artistas que Dominguinhos gostava, como Frank Sinatra. “O gosto musicial dele era muito sofisticado”, disse a ex-esposa.
Mauro José Silva de Moraes, filho de Dominguinhos, disse que o pai era uma pessoa muito humilde e com uma grande musicalidade. "Na área dele, acho que era o último dos moicanos. Acho que vai ser difícil encontrar um igual a ele, a musicalidade que ele tinha, tocava de ouvido, era uma coisa impressionante".
O baixista Heraldo Trajano, que tocou com Dominguinhos durante 20 anos, considera a morte do músico uma perda muito grande. "Ele sempre tinha uma carta na manga com o talento que ele tinha e sabedoria musical". Segundo Trajano, Dominguinhos já apresentava sinais de que não estava bem durante o último show, no dia 13 de dezembro. "Ele colocou a mão no meu ombro e disse: 'Hoje não estou legal'. O show era para ter uma hora e meia e acabou tendo 45 minutos no máximo". Segundo o baixista, as músicas que Dominguinhos mais gostava de tocar eram "Lamento sertanejo", "De volta pro meu aconchego", "Só quero xodó" e "Retrato da vida".
Frank Aguiar disse que foi influenciando por Dominguinhos (Foto: Tatiana Santiago/G1)
Frank Aguiar disse que foi influenciando por Do-
minguinhos (Foto: Tatiana Santiago/G1)
O cantor e compositor Frank Aguiar, vice-prefeito de São Bernardo do Campo, também compareceu so velório e disse que aprendeu muito com Dominguinhos, que influenciou muito sua carreira.  "A música brasileira hoje está de luto. Dominguinhos sem dúvida alguma foi, é e sempre será um dos maiores patrimônios da música brasileira"
Biografia
Considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com 8 anos. Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.

Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan.
Ainda criança, Dominguinhos tocava triângulo com seus irmãos no trio “Os três pinguins”. Quando ele tinha 8 anos, foi “descoberto” por Gonzagão ao participar de um show em Garanhuns. A “benção” lhe foi dada pelo rei do baião quanto tinha 16 anos.
  •  
 Dominguinhos durante apresentação em São Luis do Paraitinga em 2011. (Foto: José Patrício/Estadão Conteúdo)
Dominguinhos em apresentação em São Luís do
Paraitinga (Foto: José Patrício/Estadão Conteúdo)
“Gonzaga estava divulgando para a imprensa o disco 'Forró no Escuro' quando ele me apresentou como seu herdeiro artístico aos repórteres”, lembrou-se Dominguinhos em entrevista ao G1 no fim de 2012. “Foi uma surpresa muito grande, não esperava mesmo.”
De acordo com ele, o episódio aconteceu somente três anos depois de sua chegada ao Rio, acompanhado do pai, o também sanfoneiro Chicão. Mudaram-se para a cidade justamente para encontrar Luiz Gonzaga. “Em cinco minutos, ele me deu uma sanfona novinha, sem eu pedir nada”, prosseguiu. Naquele período, Dominguinhos saiu em turnê com o mestre para cumprir a função de segundo sanfoneiro e, eventualmente, de motorista.
Centenário de Gonzagão
No fim de 2012, Dominguinhos se dedicou ativamente às celebrações dos cem anos do nascimento de Luiz Gonzaga. Durante um show no dia centenário, 13 de dezembro, realizado na terra natal do músico, Exu (PE), Gilberto Gil comentou: “Dominguinhos teve a herança do Gonzaga, que ele incorporou, através das canções, dos estilos, o gosto pelo xote, xaxado”. 

Para Gil, no entanto, Dominguinhos soube trilhar um caminho próprio. “Dominguinhos foi além, em uma direção que Gonzaga não pôde, não teve tempo. Ele foi na direção do início de Gonzaga, o instrumentista, da época das boates do Mangue, no Rio de Janeiro, quando ele tocava tango, choro, polca, foxtrot, tocava tudo, repertório internacional, tudo na sanfona. ”

Estado e Município decretam luto de três dias pela morte de Dominguinhos

Blog Magno Martins


O governador Eduardo Campos (PSB) reuniu a imprensa pernambucana, no final da noite de ontem (23), para, em coletiva, falar sobre o falecimento do cantor e sanfoneiro Dominguinhos. O músico morreu no início da noite de ontem, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, vítima de complicações infecciosas e cardíacas.


"Dominguinhos expressou como ninguém a alma nordestina. Suas canções e sua criatividade genial constituem para sempre parte fundamental da cultura brasileira. Em nome do povo de Pernambuco, do meu próprio e da minha família, quero manifestar o meu pesar e a minha solidariedade à família e aos amigos deste grande brasileiro", disse Eduardo.

O governador decretou luto de três dias no estado em virtude do falecimento do músico pernambucano.

Prefeito de Garanhuns Decreta Luto de três dias

O Prefeito Izaías Régis decretou luto de três dias pela morte de Dominguinhos

terça-feira, 23 de julho de 2013

TADEU ALENCAR DEFENDE HOMENAGEM A IVO AMARAL

Blog Roberto Almeida

O Secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Tadeu Alencar (PSB), esteve em Garanhuns na abertura do Festival, na quinta, e voltou no sábado para acompanhar o show do cantor Caetano Veloso. No final de semana aproveitou também para fazer uma visita ao ex-prefeito Ivo Amaral (PMDB), na residência deste, na Rua Rotary.

Na conversa com o ex-dirigente do município, Tadeu reconheceu que o Estado deve uma grande homenagem a Amaral, por este ter criado o FIG, no início da década de 90. Depois ainda deu uma entrevista ao radialista Luciano Andrade, reproduzida hoje pela manhã, no Jornal da Sete, reiterando a ideia.

O Secretário da Casa Civil vem com essa proposta na cabeça faz dias. O mês passado, num encontro com este blogueiro e Ronaldo César, no Recife, Alencar considerou a proposta de homenagear Ivo Amaral no Festival de Inverno no próximo ano, quando o ex-prefeito terá completado 80 anos. Aqui em Garanhuns, quem vem defendendo o mesmo há alguns anos é o vereador Sivaldo Albino, da oposição.

Como Tadeu é um secretário muito próximo a Eduardo Campos, tudo indica que essa homenagem sairá mesmo em 2014.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

TCE cria aplicativo para envio de denúncias via celular e tablet

Blog Magno Martins


O aplicativo “TCE PE Cidadão”, desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, é mais uma ferramenta para facilitar a participação do cidadão no controle social. O programa permite que usuários de smartphones e tablets enviem textos, fotos e até a localização da ocorrência através da câmera e do GPS do próprio dispositivo diretamente para a Ouvidoria do órgão.

O aplicativo foi lançado oficialmente pela presidente do TCE-PE, Teresa Duere, na última quinta-feira (18), durante a apresentação para a imprensa do balanço dos seis primeiros meses da sua gestão.


O “TCE PE Cidadão” atualmente está disponível apenas para dispositivos baseados no sistema operacional Android e pode ser baixado gratuitamente na loja virtual Google Play.

Denúncias anônimas - Nenhuma informação sobre o autor da denúncia é capturada, mas, se o cidadão preferir, pode fornecer a sua identificação. Uma mensagem será enviada ao endereço de e-mail informado quando houver uma resposta conclusiva para a sua denúncia ou para que mais informações possam ser solicitadas. 

Ocorrências anônimas somente serão investigadas se fornecerem dados completos para a sua verificação.

A saída de José Serra do PSDB é certa

Blog Magno Martins

A saída de José Serra do PSDB é tida no partido como inevitável. Não que ele tenha comunicado a alguém essa decisão, mas a conclusão parte de um raciocínio lógico: sem espaço no partido para ser candidato à Presidência da República, Serra não teria nada a ganhar ficando nem nada a perder saindo.

Nessa altura da vida não seria candidato a deputado federal para ajudar o PSDB a aumentar a bancada na Câmara, conforme uma das hipóteses correntes, e passar quatro anos sendo mais um dentro de um Parlamento desqualificado. Este mesmo critério vale para a possibilidade de se candidatar a senador.

A candidatura presidencial de Aécio Neves está consolidada, salvo algum tipo de imprevisto muito improvável de acontecer até o início de outubro, data limite para troca de partido. Ao governo de São Paulo, o espaço está ocupado por Geraldo Alckmin, que tentará a reeleição.Diante desse cenário, concluem políticos próximos a José Serra, a filiação ao PPS seria a opção. Não havendo remédio, os tucanos analisam que a saída não pode ser vista como uma “tragédia”.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Pesquisa Ibope para Presidente

Blog Magno Martins

O clamor pelo 'volta, Lula' deve crescer dentro do PT após a divulgação, nesta quinta-feira, de pesquisa Ibope/Estadão que mostra que o desempenho do ex-presidente tende a ser melhor que o da presidente Dilma Rousseff na eleição de 2014. Levantamento feito entre quinta-feira e domingo passados mostra que, contra os mesmo adversários, Lula atingiria 41% num primeiro turno, enquanto Dilma teria 30%.
 
No cenário com quatro candidatos a presidente, Dilma tem 30% das intenções de voto na pesquisa estimulada, contra 22% da ex-ministra Marina Silva (sem partido), 13% do senador Aécio Neves (PSDB) e 5% do governador Eduardo Campos (PSB). Contra os mesmos adversários, Lula chegaria a 41%, enquanto Marina teria 18%, Aécio ficaria com 12% e Eduardo, 3%. Por comparação, a taxa de Lula é 37% maior que a de Dilma.

Num outro cenário, desta vez com cinco candidatos, Dilma teria 29% das intenções de voto, contra 21% de Marina e 12% de Aécio. Os três perdem um ponto porcentual com a entrada do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, na disputa. Barbosa, aliás, aparece com 6%, na frente de Eduardo Campos, que fica com 5%. Nesse cenário, com Lula no lugar de Dilma, o petista chega a 39%, enquanto Marina cai para 17%, Aécio permanece com 12%, Barbosa fica com 6%, e Campos cai a 3%.

Queda

Segundo o Ibope/Estadão, a pesquisa divulgada nesta quinta-feira só pode ser comparada com levantamento feito em março,  que apontou 58% de intençõs de voto para Dilma. De lá pra cá, além da queda da presidente, a comparação mostra que Marina cresceu 10 pontos, Aécio ganhou 4 pontos e Campos oscilou de 3% para 5%. O que também subiu foi a proporção de votos nulo e branco, que subiram de 9% para 18%.

Após palestra sobre a política externa de seu governo, Lula foi questionado se havia possibilidade de ser candidato em 2014, e o ex-presidente voltou a negar a possibilidade: 'Eu elimino [essa possibilidade]. Eu tenho candidata à Presidência da República. As pessoas sabem que não adianta bater na minha porta, a presidente Dilma é uma excelente presidente e uma excelente candidata'.

Marina

A queda de Dilma e a ascensão de Marina foram mais sensíveis entre os mais ricos. Entre os que ganham mais de 10 salários mínimos, a presidente caiu de 43% para 19% das intenções de voto, enquanto Marina pulou de 18% para 44%. Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, as duas aparecem tecnicamente empatadas: Dilma tem 35% contra 34% de Marina. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.

 Simulação de 2º turno dá Dilma e Marina empatadas

 Em simulação de segundo turno entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e a ex-ministra Marina Silva (sem partido), na pesquisa feita pelo Ibope em parceria com o Estado, as duas aparecem tecnicamente empatadas: Dilma tem 35% contra 34% de Marina. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. 
 
Outros 19% dizem que, nesse cenário de segundo turno, anulariam ou votariam em branco. E os 13% restantes não souberam ou não quiseram responder. A alta taxa de branco/nulo é mais um indicativo do descontentamento do eleitor com os políticos.
 
Apenas Marina consegue empatar com Dilma nas simulações de segundo turno pesquisadas pelo Ibope. No confronto dois a dois contra Aécio Neves (PSDB), a presidente leva 12 pontos de vantagem: 38% a 26%. A taxa de branco/nulo, porém, sobe de 19% para 24% nesse cenário, mostrando que parte dos eleitores que votariam em Marina preferem anular a votar no tucano.

CONTRA EDUARDO

Contra Eduardo Campos (PSB) ou contra o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, Dilma teria uma vantagem mais folgada do que contra Aécio. A presidente bateria o governador de Pernambuco por 39% a 19%, e venceria Barbosa por 40% a 22%, se a eleição fosse hoje. Esses foram os únicos cenários testados pelo Ibope como simulações de segundo turno.

A pesquisa Ibope/Estadão foi feita entre quinta-feira e domingo passados, 11 e 14 de julho, em 140 municípios de todos os Estados do Brasil. Foram feitas 2.002 entrevistas face a face.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Eduardo descarta possibilidade de ser vice de Dilma

Blog Magno Martins

O governador Eduardo Campos (PSB) descartou a possibilidade de vir a ser vice da presidente Dilma Rousseff (PT) em um arranjo eleitoral visando à reeleição da petista. Em entrevista concedida na manhã desta terça-feira (16) no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife, onde assistiu à missa da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo, ele disse que esta especulação "não tem a menor procedência".

Eduardo também disse não ter fundamento a hipótese de sair do PSB para disputar a presidência pelo PT, com o apoio do ex-presidente Lula, em caso de naufragar a reeleição de Dilma. Ele disse conversar com Lula, sem obstáculos, sempre que precisa, mas garantiu que o PSB está tranquilo e repetiu que 2014 só em 2014.

Sua preocupação, no momento, é com a economia nacional. Ele admitiu que Pernambuco está sendo afetado pela desaceleração da economia brasileira e pregou "ser fundamental que o Brasil volte a crescer sob pena de o estado ter um comprometimento econômico cada vez mais próximo do Brasil".

"Estou fortemente preocupado e acho que todos os brasileiros, governo e oposição, devem ter um ponto em comum: não permitir que se agrave a situação econômica e não se ponha a perder tudo o que conquistamos nos últimos anos, sobretudo os postos de trabalho", disse o governador.

Atento à mudança das manifestações populares e seus reclamos, Eduardo disse estar empenhado em dotar Pernambuco de instrumentos de comunicação mais rápidos e ágeis, dentro da avaliação de que a sociedade está na era digital e os estados e governos na era analógica.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Grupo da reforma política discorda sobre continuidade da reeleição

Globo.com

Deputados que preparam o projeto de reforma política não têm consenso sobre a manutenção da reeleição para cargos do Executivo. O G1 ouviu 13 dos 14 deputados indicados para o grupo de trabalho da Câmara sobre o tema. Destes, sete são contra a reeleição, quatro são a favor e dois disseram que ainda não têm posição definida.

 Reeleição (Foto: Arte/G1)

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Deputados aprovam Estatuto da Juventude; texto vai a sanção

Site Câmara dos Deputados

Sesssão Extraordinária. Discussão do substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 4529/04, que institui o Estatuto da Juventude. dep. Manuela Dávila (PCdoB-RS)
O Plenário aprovou nesta terça-feira (9) o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 4529/04, que institui o Estatuto da Juventude. O texto define princípios e diretrizes para o Poder Público criar e organizar políticas para cidadãos de 15 a 29 anos de idade. A matéria será enviada à sanção.

De autoria da Comissão Especial de Políticas Públicas para a Juventude, a matéria foi relatada pela deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS). Nas negociações feitas em Plenário, a relatora manteve um dos principais pontos alterados pelos senadores: a meia-passagem para estudantes.

Assim, ficou mantido o desconto de 50% nas passagens interestaduais para os jovens, independentemente do motivo da viagem. Entretanto, por haver discordâncias sobre a constitucionalidade, ela excluiu o benefício para o transporte intermunicipal.

 O Senado havia proposto a concessão de duas vagas gratuitas para jovens de baixa renda e duas vagas com desconto de 50%, se as gratuitas fossem ocupadas. "O Senado restringiu o meio passe para quatro lugares, dois livres e dois para carentes. Nós estamos devolvendo o meio passe para todos os estudantes, porque a conjuntura política mudou. Porque hoje nós temos mais deputados que concordam que, depois das grandes passeatas, os estudantes têm direito ao meio passe, e não a lugares restritos como o Estatuto do Idoso garante", disse a relatora.

Manuela D’Ávila também manteve o artigo do texto da Câmara sobre o ensino para alunos com deficiência, segundo o qual é dever do Estado assegurar a esse jovem o atendimento educacional especializado gratuito, preferencialmente, na rede regular de ensino.

Meia-entrada

Outro ponto disciplinado pelo projeto, a meia-entrada de estudante, também tem inovações. Além dos estudantes, terão direito a ela os jovens pertencentes a famílias de baixa renda com até 29 anos.

O texto considera famílias de baixa renda aquelas com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritas no cadastro único do governo federal.

Em todos os casos, a meia-entrada ficará limitada a 40% dos ingressos disponíveis, conforme prevê o Projeto de Lei 4571/08, do Senado, incorporado parcialmente ao substitutivo do estatuto.

Esse projeto foi aprovado no dia 24 de abril, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, mas depende de recurso que pede sua análise pelo Plenário da Casa.

Segundo a relatora, o acordo para aprovar o Estatuto da Juventude envolveu a votação do PL 4571 pelo Plenário na próxima semana.

Emissão de carteirinha

O Estatuto da Juventude também disciplina a emissão da carteirinha estudantil, assim como o PL 4571/08. Somente os estudantes matriculados no ensino regular, especial, profissional, e de jovens e adultos poderão ter acesso à carteirinha que dará direito à meia-entrada. Cursos de idioma, por exemplo, estão excluídos.



Como já previsto nas leis que regulam a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016, a meia-entrada não valerá nesses eventos.

Foi retirada do texto a exigência de selo de segurança personalizado para as carteirinhas.

Confira Matéria completa:  http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/447289-DEPUTADOS-APROVAM-ESTATUTO-DA-JUVENTUDE-TEXTO-VAI-A-SANCAO.html

terça-feira, 9 de julho de 2013

Maioria da Câmara quer aprovar reforma política sem fazer plebiscito

Nathalia Passarinho 
  Do G1, em Brasília


Líderes partidários afirmaram nesta terça-feira (9) que a maioria da Câmara quer aprovar uma proposta de reforma política sem realizar plebiscito. A ideia seria submeter o projeto votado no Congresso a um referendo popular.

Após reunião de líderes, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, descartou a realização de um plebiscito da reforma política que valha para as eleições de 2014. Ele anunciou a criação de um grupo de trabalho para elaborar um projeto de reforma e disse que a proposta poderá ser submetida posteriormente a um referendo, a ser realizado durante as próximas eleições.

O líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), afirmou que o partido prefere que o grupo de trabalho elabore o projeto de reforma, em vez de haver um plebiscito sobre o assunto. Segundo ele, o partido só aceitaria essa forma de consulta popular se fosse realizada no segundo turno das eleições de 2014, para poupar gastos.
“A pior coisa que tem é você criar uma frustração na população de algo que não vai valer para as eleições do ano que vem. Além disso, você vai mobilizar um número muito menor do que uma eleição mobiliza, porque não você não vai ter uma presença em massa para decidir sobre um tema que não desperta interesse da população. A população não está na rua pedindo para votar plebiscito de reforma política”, disse.
“[O plebiscito] já foi enterrado. Já teve a missa de sétimo dia”, brincou ainda o peemdebista. .

A oposição também defende a realização de referendo em vez de plebiscito. “A maioria quer que o grupo de trabalho entregue a reforma política e depois a população decida se aprova, por meio de referendo”, disse o líder do PPS, Rubens Bueno.

Para o líder do DEM, Ronaldo Caiado, o plebiscito é uma “matéria que está superada”. “A grande maioria reconhece que não tem como ser viabilizado”, afirmou.

Conforme noticiou o blog da Cristiana Lôbo, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e o líder do partido no Senado, Aloysio Nunes (SP), defenderam que a reforma política acabe com a reeleição para cargos executivos, estabelecendo mandato de cinco anos.  O partido também quer que as novas regras eleitorais e políticas sejam discutidas e aprovadas pelo Congresso e submetidas depois a referendo.
O líder do PT, José Guimarães (CE), disse que o partido vai insistir na ideia do plebiscito e tentará colher 171 assinaturas para elaborar o projeto de decreto legislativo que convoca a consulta popular.  Ele reconhece, contudo, que a proposta do governo só tem o apoio do PCdoB e do PDT.

“Não houve acordo sobre a realização do plebiscito. Tem várias opiniões divergentes. Uns querem referendo, uns querem plebiscito. O PT considera que dá, sim, para realizar o plebiscito em 2013, e nossa missão agora é colher as 171 assinaturas para conformar a ideia do decreto legislativo para convocação do plebiscito”, afirmou.

Você já fez o seu Cadastro Biométrico?. Evite filas, agende o seu atendimento

Blog Carlos Eugênio

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE) vem realizando o cadastro de biometria em Garanhuns desde o último dia 2 de abril. O processo se estende até 14 de janeiro do próximo ano.

Os eleitores de Garanhuns precisam comparecer ao Fórum Eleitoral, localizado na rua Barão de Nazaré, na comunidade da Brasília, para se submeter à coleta das impressões digitais e foto.
A Justiça Eleitoral esta trabalhando com agendamento e através da demanda espontânea. O agendamento pode ser realizado através do site: http://www.tre-pe.jus.br/agendabio/publico/. Para os eleitores que optarem pelo agendamento, o atendimento é rápido. “Agendei para as 12h48mim e fui atendida com dez minutos de antecedência. É fácil e rápido. Aconselho a todos que não deixem para última hora, pois deve haver grandes filas”, registrou a comerciária Ana Júlia Soares.
O atendimento acontece das 8 às 17 horas. Para se cadastrar é necessário levar documentos de identidade (RG); CPF; Título de Eleitor e comprovante de residência. O eleitor que não comparecer a revisão terá o seu título eleitoral cancelado e não poderá votar em 2014, ficando assim em débito com a Justiça Eleitoral. Para maiores informações, ligue: (87) 3762-7282. 
SISTEMA BIOMÉTRICO - A urna com leitor biométrico foi usada pela primeira vez nas eleições de 2008. O novo sistema permite que o eleitor seja reconhecido pela impressão digital na hora de votar. Isso evita fraudes como no caso de uma pessoa votar no lugar de outra, já que as impressões digitais são únicas. 
O Sistema Biométrico de Votação é uma garantia de maior transparência e segurança na identificação da pessoa que vai votar. Nas eleições gerais de 2010, mais de um milhão de eleitores, distribuídos em 60 municípios já votaram usando o novo sistema. A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral é que até 2018 todo o eleitoral nacional já possa votar usando o novo Sistema.