terça-feira, 29 de outubro de 2013

Comissões dá parecer favorável do Projeto que Exclui o Feriado de 04 de Fevereiro irá para votação nesta quarta feira (30/10).


O Prefeito de Garanhuns Izaias Régis encaminhou Projeto de Lei nº 41/2013 que dispõe sobre os feriados municipais, criando o Dia de Garanhuns a ser comemorado no 2º domingo de março e exclui o 04 de fevereiro que se comemora-se aniversário da Cidade.
O Projeto teve parecer favorável nas comissões, e irá para votação no Plenário da Câmara Municipal nesta quarta feira a partir das 10:30 Hs. O Projeto prevê a mudança da data de Aniversário de Garanhuns que hoje se comemora dia 04 de Fevereiro que é feriado,  para o dia 10 de março que passaria a não ser feriado, e de acordo com o projeto as comemorações alusivas as festividades serão feitas sempre no segundo domingo de março, isso quer dizer que a cada ano nós comemoraremos o aniversário de nossa cidade em datas diferentes.
Nas discussões das comissões foi sugerido que o dia 10 de Março criado pelo projeto o Dia de Garanhuns fosse feriado, mas o autor do Projeto Prefeito Izaias Regis representado pelo Secretário de Governo Wanderley Lopes e os autores do substutivo ao Projeto, Vereadores Audalio Filho e Silvio Sabino foram contrários que essa data fosse feriado.
O que se dá a entender, é que a função principal desse Projeto visa simplesmente excluir o feriado de 04 de fevereiro criado para comemorar a Elevação de Garanhuns a categoria de Cidade, numa intenção de alguns vereadores e da Prefeitura de atender ao pedido de parte do CDL que hoje buscam a todo custo excluir um feriado no nosso Município.
Venho lutando para que a historia de Garanhuns seja conhecimento de todos, a qual é de minha autoria a Lei 3861/2012 que inclui na grade curricular dos alunos da rede de ensino municipal a matéria “História de Garanhuns” para que todos possam ter conhecimento do nosso Município, mas a partir dessa nova lei se for aprovada passaremos a ensinar a nossos estudantes que o aniversário de nossa cidade será sempre comemorada em datas diferentes, sempre no segundo domingo de março, criando assim uma falta de identidade com a nossa história.
É bom ressaltar, que o Projeto citado precisa da maioria absoluta dos Vereadores, ou seja 7 (sete) votos dos atuais 13 (treze) vereadores.
Alguns Vereadores já se posicionaram contrário a esse Projeto, eu (Sivaldo Albino), Alcindo Correia, Claudio Taveira e Zaqueu Naum.

O debate deve ser intenso no Plenário da Câmara amanhã, uns como o Vereador Sivaldo Albino defendendo os trabalhadores e comerciários, e outros defendendo parte da classe empresarial como os vereadores Audálio Filho e Silvio Sabino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário