sexta-feira, 6 de julho de 2012

VILELA FAZ NOVAS REVELAÇÕES SOBRE O CANGAÇO

Blog do Roberto Almeida





O "cangaceiro" Antônio Vilela e seu novo livro

Apaixonado pelo tema do cangaço, o professor garanhuense Antônio Vilela já escreveu três livros sobre o tema. O último, que será lançado neste sábado, no plenário da Câmara Municipal, às 20h, é possivelmente o mais original deles. Em “A Vida e Morte de um Praça” o escritor resgata a memória do soldado Adrião Preto, que tombou em 1938, no mesmo dia em que foram eliminados Lampião, Maria Bonita e alguns dos seus companheiros de banditismo. 

Vilela avançou na questão estética, em relação aos outros livros e nos trás um texto enxuto, bom de ler. É importante esse enfoque levantado pelo autor. Ao longo da história, facínoras como Lampião foram transformados em heróis, viraram mitos, enquanto um militar que participou da luta contra os cangaceiros foi esquecido, inclusive pelos seus superiores. 

Boa contribuição de Antônio Vilela à história nordestina. Um livro politicamente correto, porque busca fazer justiça ao soldado Adrião. Pelo que se lê no livro, o PM pode ter sido assassinado por companheiros de farda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário