segunda-feira, 9 de julho de 2012

O novo Relógio das Flores de Garanhuns




BLOG DO RONALDO CESAR







Esta semana a prefeitura termina a reforma do Relógio das Flores, depois de muita polêmica por conta da demora da conclusão. O convênio com o Governo Federal foi rescindido, inclusive a prefeitura até devolveu dinheiro, e resolveu fazer todas as reformas previstas no projeto com recursos próprios. A demora na liberação das verbas por parte da Caixa Econômica acabou gerando uma série de críticas por parte da população, pois além da Praça Tavares Correia, onde fica o Relógio, as praças Dom Moura e Irmãos Miranda também passaram mais de um ano com as reformas paradas.


Pelo cronograma, a Praça Irmãos Miranda será entregue também esta semana, porém sem a coberta, que está sendo confeccionada por uma empresa do setor de engenharia. E a Praça Dom Moura também será entregue durante o Festival de Inverno, porém sem a pintura, devido os tapumes de proteção que estão sendo colocados para o evento. Mas o piso e a jardinagem estarão teminados.

Voltando ao Relógio, algumas novidades serão vistas pela população, como o novo Centro de Informações Turísticas, as luzes de LED nos números do relógio, flores no entorno do círculo, novas árvores que estão sendo plantadas, como Ipês, Pinheiros e Baobás, que darão uma nova arborização ao local.

O passeio da praça foi todo calçado com pedras, permitindo a locomoção inclusive de cadeirantes. Novos bancos e postes de iluminação estão sendo colocados. Aliás, serão mais de 20 novos bancos, criando um local de visitação e permanência.

Como o projeto paisagístico acaba deixando à vista muito concreto, e as plantas foram plantadas recentemente, e portanto podem demorar para rearborizar a área, creio que novas críticas serão feitas por algumas pessoas, mas será uma questão de tempo para o verde voltar a dominar a praça do Relógio.

Há a possibilidade de acontecer uma reinauguração por parte da prefeitura no final da semana. 

Confira as imagens:





Nenhum comentário:

Postar um comentário