segunda-feira, 18 de maio de 2015

Sivaldo Albino propõe ao Governo do Estado de Pernambuco a elaboração de uma Lei que restrinja venda de Desbloqueadores de Celulares para combater o ROUBO


O Vereador Sivaldo Albino apresentou requerimento protocolado sob nº 163/1º  durante a 14ª Reunião Ordinária solicitando ao Governo do Estado de Pernambuco que envie a Assembléia Legislativa Projeto de Lei proíba a venda de Desbloqueadores de Celulares no Estado de Pernambuco. A Solicitação de Sivaldo visa combater o ROUBO a celulares que tem ocorrido em Garanhuns e no Estado de Pernambuco.

A Lei solicitada por Sivaldo Albino visa restringir a venda de aparelhos que alteram ou desbloqueiam o número de identificação dos celulares, conhecido como IMEI. Com o código bloqueado, o aparelho deixa de funcionar, o que torna o roubo e o furto menos interessante para esses infratores. O objetivo é inibir o comércio irregular de equipamentos que permitam a reativação e revenda no mercado dos aparelhos roubados ou furtados, coibindo a receptação e estelionato.

Pelo projeto de lei aprovado no Estado de São Paulo com essa redação, os estabelecimentos que quiserem vender o equipamento desbloqueador às operadoras de telefonia ou assistências técnicas deverão ter autorização prévia do Departamento de Capturas e Delegacias da Polícia Civil. A norma prevê ainda o cancelamento da inscrição estadual dos estabelecimentos que descumprirem a determinação.


Bloqueio

O IMEI (International Mobile Equipment Identity) é um número único de identificação de aparelhos, independente de operadoras ou país de utilização. O código é uma espécie de Registro Geral (RG) do aparelho. Seu número geralmente está na caixa do telefone, por isso é importante anotá-lo. Quem ainda não tem o número do IMEI pode descobri-lo pelo próprio celular. Para isso, basta digitar *#06# no teclado, que a identificação irá aparecer na tela.

Agora é aguardar a decisão do Nosso Governador

Nenhum comentário:

Postar um comentário