terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PREFEITOS ACORDAM APÓS TRAGÉDIA NO SUL

Blog Roberto Almeida


A tragédia na boate Kiss, em Santa Maria (RS), despertou prefeitos do Brasil todo para o risco que estabelecimentos mal preparados ou vistoriados podem representar para seus frequentadores. No dia seguinte ao incêndio que matou 236 jovens, os gestores de diversas capitais, desde Manaus até São Paulo, anunciaram medidas para evitar que um desastre do tipo se repita. Em pauta, mais rigor na fiscalização, que, nesta segunda-feira, já levou ao fechamento de boates.

Em São Paulo, o prefeito Fernando Haddad (PT) pediu a secretários a revisão do decreto baixado pelo ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) após o desabamento de uma unidade da Igreja Renascer. O decreto aumentou o rigor de alvarás para imóveis que abriguem eventos com aglomerações de público. Haddad prevê ainda um plano ostensivo de fiscalização de prédios que abriguem shows noturnos.
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), determinou uma inspeção rigorosa em todas as casas de espetáculo da capital baiana, para verificar se todas as normas de segurança exigidas pela legislação estão sendo cumpridas. "Quem não estiver enquadrado nos padrões e normas técnicas será interditado", disse o prefeito. "A tragédia de Santa Maria, que ganhou repercussão mundial, serve de alerta para todos nós", disse o democrata.
INTERDIÇÕES
Em Manaus, fiscalizações realizadas por ordem do prefeito Arthur Virgílio (PSDB) nesta segunda-feira já deram resultado. Em blitz com o apoio de órgãos municipais, a casa noturna All Night Pub foi interditada. Várias irregularidades que infringem normas de segurança foram encontradas no local, como defasagem na vistoria do Corpo de Bombeiros, vencida desde 2008, falta de licenciamento ambiental e alvará de funcionamento.
O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), convocou uma reunião para às 11h desta segunda 28 com representantes do Corpo de Bombeiros, da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) e da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) para definir detalhes sobre uma vistoria nas casas noturnas da cidade. Também está envolvida a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, numa mobilização que tem por objetivo conferir se as licenças das boates estão em dia e se elas possuem saídas de emergência.
Outro prefeito que se mexeu após o desastre de Santa Maria é Paulo Garcia (PT), de Goiânia. Segundo o secretário de fiscalização, Allen Viana, "imediatamente após esse acidente gravíssimo, o prefeito determinou uma verificação do real estado da situação das casas de show de Goiânia". Em entrevista a emissora de tevê local, o secretário disse que as secretarias competentes vão "fazer o diagnóstico de todas as incrições que temos". Segundo Viana, existem "distorções" na capital goiana, já que alguns estabelecimentos abrem como bares e restaurantes, mas começam a realizar shows sem se adequar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário