segunda-feira, 3 de maio de 2010

Oposições só têm quatro dias para definir a chapa

Coluna da Folha de Pernambuco
Escrita por Inaldo Sampaio

Supondo-se que Jarbas Vasconcelos aceite a convocação das oposições para ser o candidato a governador, a novela da chapa majoritária não estará totalmente resolvida. É preciso resolver também quem será o candidato a vice e o substituto de Sérgio Guerra no Senado. Nenhum dos atuais deputados federais e estaduais deseja ser vice e o ex-prefeito de Caruaru, Tony Gel, que em determinado momento admitiu esta hipótese, está em campanha para a Câmara Federal e não admite mais recuo.

Mendonça Filho está com a campanha estruturada para voltar à Câmara Federal e muito dificilmente aceitaria ser vice depois de ter sido governador. José Mendonça e Roberto Magalhães estão se afastando da vida pública e o outro federal do DEM, André de Paula, sequer considera esta possibilidade. Por aí se vê que a simples concordância de Jarbas não resolverá o impasse das oposições, a menos que o senador aceite um vice que, como se diz popularmente, não tenha nada a perder.

A outra dificuldade é encontrar um substituto para a vaga de senador que hoje pertence a Sérgio Guerra, já que a probabilidade de ele disputar a reeleição é próxima de zero. Ele já comunicou aos aliados que vai para a Câmara Federal, donde se conclui que não é simples resolver essa pendência até o próximo dia 7. Restam portanto quatro dias para que as oposições cheguem a um acordo sobre a composição da chapa completa, o que não seria difícil se estivessem articuladas, porém não estão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário