Não é novidade que o Festival de Inverno é o principal evento do calendário turístico de Garanhuns. De acordo com levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE), para quase 98% dos empresários/gerentes, isto é, a quase totalidade, é o acontecimento que mais atrai turistas para a cidade, seguido pelo Festival de Jazz e a Festa da Mãe Rainha.
Este ano o Festival deverá ser responsável por cerca de 14% do faturamento anual do comércio e serviços, que na pesquisa contemplam o setores de hospedagem e gastronomia. Considerados somente os serviços quase 20% da receita anual é obtida durante o Festival de Inverno de Garanhuns - FIG.
“Uma prova de sua importância e de sua capacidade de atrair turistas está no fato de que o nível de ocupação esperado pelos meios de hospedagem este ano alcança 95%, o que na prática significa uma ocupação plena”, explica o consultor da Fecomércio, Luiz Kehrle. Outro ponto importante e que também dá uma ideia clara da relevância do FIG para a cidade é que os turistas representam um terço do faturamento total da festa.
Quando se consideram os serviços de hospedagem, que nessa pesquisa inclui hotéis/pousadas, junto com a gastronomia, que inclui restaurantes/pizzarias e lanchonetes/bares, praticamente dois terços da receita provem do turismo. Para o também consultor da Fecomércio, José Fernandes de Menezes, a pretensão de contratar mão de obra temporária para o FIG é bem diferente entre as áreas do comércio e serviços. “No comércio, somente 12,5% pretendem contratar, enquanto que os serviços chegam a 78% com uma média de contratação por empresa de cinco funcionários contra dois no varejo”, ressalta José Fernandes.
No entanto deve se ter em vista que o número de empresas no comércio é muito maior que nos serviços de modo que o varejo, devido a sua magnitude, deve criar um número maior de empregos. Quando solicitados a avaliar os principais itens relacionados ao FIG os empresários e gerentes classificaram o bom atendimento ao turista, atrações artísticas e a boa oferta de hospedagem como os mais relevantes, atribuindo a todos notas maiores que sete. Segurança e transporte obtiveram nota acima de seis, enquanto que a divulgação do evento ganhou uma avaliação próxima de cinco. A ornamentação da cidade e especialmente a disponibilidade de estacionamentos ficaram com as piores avaliações, obtendo nota abaixo de quatro.
Os empresários e gerentes estão otimistas em relação ao FIG 2012, que deverá continuar crescendo para quase 47% dos entrevistados, contra 23% que admitem um faturamento menor que no ano passado. No entanto, o Festival é visto em crescimento por 60% das empresas prestadoras de serviços com somente 14% delas admitindo decrescimento. Segundo cálculos do Instituto Fecomércio-PE com base em um levantamento junto a 401 empresas na última semana de junho, a estimativa de crescimento esperado no FIG 2012 para as empresas do comércio é de 4,5% em relação ao FIG anterior e quando considerado apenas os serviços o percentual sobe para quase 15%.
Quando se tomam comércio e serviços em conjunto a previsão de aumento no faturamento é de cerca de 6%. (Texto: Nilton Lemos, da Fecomércio).
EMPRESÁRIOS
Tavares Correia – Carmen Lucia, gerente /
Hotel Rodrigues – Irecema dos Santos Rodrigues, proprietária
Garanhuns Palace Hotel – Flavio Oliveira, gerente geral / 3762 875
Vilage hotel – Isabel Paes, gerente 87) 3761 3624
Chez Pascoal – Ricardo Coismain, proprietário
Estação Doçura – Jacineide da Silva, gerente //
Sete Colinas Restaurante – Marinalva dos Santos, proprietária //
Chalet Restaurante – Jaqueline Queiroz, proprietária
Sabor do Agreste - Luiz Carlos de Almeida, proprietário
Restaurante e Pizzaria Napolitana – Ednaldo Alves, gerente
Magazine Fátima –87 37622170
Perola Modas –87 37627043 / (87) 3762-7088 (87) 3762 8080
Esposende – Michele Cruz (Dupla Comunicação) – 32423207
Ferreira Costa – João Bolinha (presidente do sindicato varejista de Garanhuns) – //
Vilela Esportes – Manoel Lopes, proprietário
Mais informações para imprensa: Entrevistas: José Fernandes de Menezes – 9991.0601 / 9830.6059 Consultor econômico do Centro de Pesquisa (Cepesq) da Fecomércio-PE
Luiz Kehrle – 9206.2828 / 3268.0662
Consultor econômico do Centro de Pesquisa (Cepesq) da Fecomércio-PE
Assessoria de Imprensa: Multi Comunicação Nilton Lemos - (81) 9282.6448 Lucila Nastassia – Assessora da Fecomércio – (81) 9633.2699
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