domingo, 20 de junho de 2010

Pernambuco tem mais de 12 mil desabrigados e dez mortes

Do JC Online

Com 12.638 pessoas desabrigadas e outras 7.991 desalojadas, Pernambuco contabiliza 49 municípios afetados pelas chuvas - desse total, 22 estão em situação de emergência. O número de mortes chega a dez.

Os números são os últimos divulgados pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), no início da noite deste sábado.

Neste domingo (20) pela manhã, o governador Eduardo Campos vai fazer uma reunião de avaliação geral da situação no Estado, quando deverá anunciar medidas.

Entre os municípios em estado de emergência, estão Limoeiro, Palmeirina, Ribeirão, São Banedito do Sul, Vicência, Água Preta, Barra de Guabiraba, Cortês, Vitória de santo Antão, Amaraji, Catende, Cortês, Escada, Jaqueira, Maraial, Palmares, Ribeirão, Sirinhaém, Bom Conselho e Correntes.

Já os municípios de Joaquim Nabuco, Pombos e Quipapá decretaram estado de calamidade pública.

Vários municípios estão ilhados, entre eles Barreiros e Palmares, na Zona da Mata Sul, onde também um muro do presídio desabou. Já outros estão inacessíveis, como Altinho, no Agreste, que está com o acesso interditado. Ipojuca tem trechos de acessos interrompidos também.

Os rios Una e Ipojuca transbordaram e causaram enchentes. Moradores estão sendo resgatados por mais de 20 barcos e helicópteros.

Também cidades estão sem energia elétrica. No início da noite deste sábado, a Celpe informou que diversos municípios estão com interrupções no fornecimento de energia. Uma dessas cidades é Palmares, que está com quase metade do município sem luz.

A situação dos municípios foi verificada pelo governador Eduardo Campos e pelos ministros da Integração Nacional, João Santanna, e das Cidades, Márcio Fortes. Eles sobrevoaram a Mata Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário