quinta-feira, 17 de junho de 2010

Itamaraty dá tratamento VIP no exterior a ''autoridade'' do PT

Escrito por Magno Martins

O Itamaraty deu tratamento de autoridade para o integrante do Diretório Nacional do PT, Valter Pomar, em pelo menos uma das escalas da incursão que fez pela Europa entre 14 e 29 de maio, informa o jornal Folha de S.Paulo desta quinta-feira. A viagem para as capitais de Espanha, França, Suécia e Inglaterra, além de uma parada em Frankfurt (Alemanha), teve agenda estritamente partidária. Em Paris um carro oficial da embaixada deu apoio ao seu trabalho.

Outro lado

O Itamaraty informou que lideranças partidárias de quaisquer legendas em viagem para o exterior podem receber apoio para locomoção do aeroporto para o hotel, além da ida para eventos. 'É uma assistência informal. O carro está lá pago pelo governo. O funcionário está parado sem fazer absolutamente nada', declarou o diplomata Patrick Luna. O dirigente do PT Valter Pomar disse que a Folha estava 'mal informada': 'Se você tem essa informação, publique que depois a gente checa a veracidade. Toda vez que eu viajo para exterior, até por segurança, aviso o Itamaraty. As embaixadas decidem qual tratamento dão para o cidadão no exterior'.

A Embaixada na França disse que é 'praxe da embaixada' conceder apoio a visitas ou passagens de representantes de governos e de parlamentares ou representantes de qualquer partido. Madri disse que não houve 'indicação de prestação de apoio'. Estocolmo negou ter prestado apoio à viagem. Londres não respondeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário