Abafada pelo fator Senado na chapa majoritária oposicionista, a questão “chapão ou chapinha” para deputado federal tem deixado oposicionistas “cheios de dedos”. Depois das especulações de que o PSDB poderia sair numa chapinha com o PP e o PPS, formando um bloco separado dos aliancistas PMDB e DEM, a tese ganhou eco e ainda há quem julgue que essa alternativa pode prosperar. Questionado sobre o assunto, o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra evitou se prolongar, dizendo apenas que ainda ia conversar sobre isso. Deputado federal e vice-presidente estadual do DEM, André de Paula disse que, embora não possa ser taxativo, vê, nas conversas realizadas, sinais claros de chapão.
“Quem decidirá são os presidentes dos partidos. Mas as conversas me deixam tranquilo em relação ao chapão. De tudo que tenho ouvido, me parece consolidado que para federal nós teremos dois chapões: o governista e o da oposição, integrado pelo DEM, PSDB, PMDB, PPS e PMN”, apostou o parlamentar. No âmbito estadual, André diz com mais segurança que PPS e PMN sairão juntos numa chapinha. “Isso já está resolvido”. O PMDB tem deixado claro que estará sozinho, acrescentou. Já PSDB e DEM, segundo André, “estão preparados para saírem juntos ou sozinhos”.
Nos bastidores tucanos, há quem considere que o enlace entre PPS, PP, PSDB estaria “caminhando bem”. Em paralelo, fala-se que a ameaça do PSDB sair numa chapinha estaria superada. E mais: que o martelo já teria sido batido com aval de caciques do tucanato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário