Atualizações querem melhorar a relação entre o médico e o paciente.
Veja como ficam as novas determinações do código de ética.
Do G1, com informações do Bom Dia Brasil
O novo código de ética médica entra em vigor nesta terça-feira (13). Ele funciona como uma constituição para os médicos. O documento atualiza regras e princípios que o profissional deve obedecer no exercício da profissão.
O objetivo das atualizações é melhorar a relação entre o médico e o paciente, uma relação que tem ficado cada vez mais abalada por causa das precárias condições em que funciona a saúde pública no país.
O novo código de ética médica não vai solucionar a falta de estrutura nos hospitais. Mas deve ajudar a unir as atenções em um único foco.
Uma das principais intenções nas alterações no código de ética é melhorar a relação entre médico e paciente. O novo código aborda assuntos complexos como a decisão no caso de um paciente em estado terminal e outros mais simples. O médico deve escrever a receita de forma legível, o que deve melhorar e muito a vida do paciente na hora de comprar um medicamento
Veja matéria completa no site
Eu já tenho esse novo Código de Ética Médica. Creio que seja um grande passo para melhorar a relação médico-paciente que, hoje em dia, está perdida e temos que resgatá-la o quanto antes. O grande problema é que nós sabemos que nem tudo que está nesse código se aplica, e depende do médico. Mas espero que sirva para nortear o exercício da Medicina, que é de tamanha importância para todos nós. E que ao mesmo tempo é negligenciado pela prática de alguns "profissionais".
ResponderExcluir