sábado, 17 de abril de 2010

Câmara Legislativa elege novo governador do DF neste sábado (17)

Wilson Lima e Rogério Rosso são mais cotados para segundo turno.
Eleições definem quem governa DF durante o período de campanha
Débora Santos

Do G1, em Brasília

Depois de uma semana de negociações na Câmara Legislativa, o atual governador interino do Distrito Federal, Wilson Lima (PR), e o candidato do PMDB, Rogério Rosso (PMDB), são apontados pelo deputados como favoritos na disputa das eleições indiretas, que neste sábado (17) definem quem governará o DF até 31 de dezembro. O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Legislativa, deputado Paulo Tadeu, confirma a polarização que tomou conta dos bastidores da Casa.

Segundo ele, um grupo que seria ligado ao ex-governador Joaquim Roriz (PSC) teria feito campanha para eleger Wilson Lima, enquanto outras lideranças teriam ser unido num bloco de oposição a ele. “O PT vem se contrapondo a esses dois modelos de gestão que representam Roriz e Arruda. São dois modelos de política que geraram uma das maiores crise do DF”, afirmou Tadeu.

O novo governador será eleito pelos deputados distritais, por meio de voto aberto. Para vencer a disputa é necessário obter 13 dos 24 votos, o que abre chances para o segundo turno. O presidente interino da Câmara Legislativa, deputado Cabo Patrício (PT) garantiu que não há possibilidade de que as regras da disputa sejam modificadas na última hora. “A única mudança que pode acontecer é a retirada de alguma candidatura até a hora da votação”, afirmou.

Disputam o governo do DF seis chapas, encabeçadas pelos seguintes candidatos: Antônio Ibañez (PT), Rogério Rosso (PMDB), Aguinaldo de Jesus (PRB), Luiz Filipe Coelho (PTB), Messias de Souza (PCdoB) e o atual governador em exercício, Wilson Lima (PR).

Um comentário:

  1. Mais um governo pro PMDB e um governate que fazia parte do governo de arruda. Realmente nunca se entende a cabeça dos eleitores.

    ResponderExcluir