segunda-feira, 29 de março de 2010

Nova regra eleitoral dá a Lula mais exposição que adversários

Escrito por Magno Martins

Instituído no fim de 2009, um único parágrafo promete revolucionar a propaganda eleitoral deste ano e se transformar no novo cabo de guerra entre PT e PSDB na corrida presidencial. A nova regra permite, por exemplo, a aparição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de sua candidata, Dilma Rousseff, nos programas estaduais de todos os partidos que integram sua aliança nacional, ainda que o PT não participe da coligação no Estado. Até hoje, a presença de um político no horário eleitoral estava restrita ao tempo destinado a seu partido ou coligação.

Aprovada pelo Congresso, dentro da minirreforma eleitoral, a norma amplia o potencial de exposição dos candidatos à Presidência para além do tempo reservado para suas campanhas em rádio e TV. A regra se aplica a todos os pré-candidatos. Mas, como o arco de alianças da oposição tende a ser restrito, Lula e Dilma teriam maior margem de manobra. Os tempos de TV de cada pré-candidato ainda não estão fechados, pois dependem da oficialização das coligações. Com índice recorde de popularidade -de 76%, segundo o Datafolha --, Lula será importante cabo eleitoral. E a possibilidade de contar com sua presença nos programas estaduais poderá funcionar como estímulo para a costura de alianças.

'É permitido ao partido político utilizar na propaganda eleitoral de seus candidatos em âmbito regional, inclusive no horário eleitoral gratuito, a imagem e a voz de candidato ou militante de partido político que integre a sua coligação em âmbito nacional', diz o recém-criado parágrafo 6 do artigo 45 da Lei Eleitoral.(Informações da Folha de S.Paulo)

Um comentário:

  1. Muito mais popularidade para Dilma; pois se LULA conseguir passar metade de sua popularidade a ministra ela está eleita no 1° Turno.

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