quinta-feira, 11 de março de 2010

Mais um conto de Lula

Coluna de hoje na Folha
Escrito por Magno Martins

Os prefeitos caíram em mais um conto da carochinha do Governo Lula. Acreditaram que o montante surrupiado mês a mês, em 2009, o ano da marolinha, seria recuperado em 2010, e ao checarem ontem as suas contas constataram que foram lesados.

A primeira parcela do FPM, o Fundo de Participação dos Municípios, foi depositada com uma redução média de 40%. E era justamente a partir de março que eles aguardavam o crescimento das transferências constitucionais, confiando no presidente da República.

“Eu não tenho condições sequer de fazer a transferência obrigatória do duodécimo da Câmara”, revelou o prefeito de Condado, Edberto Quental (DEM), angustiado pelo fato de não poder atender as demandas com o caixa zerado. De Serra Talhada, o prefeito Carlos Evandro (PR) manifestou igual sentimento, alegando que não tinha mais a quem recorrer.

“Ou a gente se une, faz um movimento de contestação a este governo ou estamos fritos”, avaliou. Quental e Evandro não aceitam que as instituições representativas da categoria, como a Amupe e a Confederação dos Municípios, permaneçam inertes a tamanho descaso, Mas do jeito que vai, nem fechando as prefeituras para balanço o “Santo Lula”, como batizou Ciro Gomes, moverá uma palha para reaver o prejuízo, porque sabe que suas ordens são ignoradas pela equipe econômica.

Um comentário:

  1. Em ano eleitoral isso pode prejudicar e muito o governo mas como sempre vai haver uma nota ou pronuciamento que desminta e sai pela tangente.

    ResponderExcluir