sábado, 13 de março de 2010

Magalhães diz em palestra no Sindifisco que o Brasil caminha para ter partido único

Escrito por Inaldo Sampaio

O deputado Roberto Magalhães (DEM) disse nesta sexta-feira em palestra para auditores fiscais da Secretaria da Fazenda que o Brasil está caminhando celeremente para se transformar num país de partido único.

Mas esse “partido único” não é o PT como muitos estão imaginando e sim o “partido do poder”. Hoje, disse ele, a Câmara Federal ficou sem graça porque o presidente Lula tem o apoio de 400 deputados (17 partidos) num colegiado de 513, significando que a oposição não tem sequer 1/3 dos votos para propor a criação de CPIs.

O ex-governador considera normal que o presidente da República, o governador ou o prefeito trabalhe para ter maioria nas casas legislativas. Mas isso só será legítimo, disse ele, se essa maioria for conseguida pelo voto ou em cima de um programa de governo ou pelo voto.

Não é o que ocorre hoje no Brasil, segundo ele, onde as maiorias são conquistadas por meio de cooptações e às vezes por métodos não republicanos. Significa que estams condenados ao fracasso? Não, respondeu.

Um comentário:

  1. Realmente a oposição fica sem saída na atual conjuntura da cãmara e o partido do poder será uma monopólio político breve.

    ResponderExcluir