quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Serra e Dilma procuram se armar para "a batalha" final

Blog do Magno Martins

Petistas e tucanos traçaram estratégias semelhantes para os últimos três dias de campanha. Dilma tentará manter a dianteira com agendas em Minas Gerais e apostará em uma despedida emotiva do horário eleitoral, com declaração de Lula. Serra também encerrará a campanha entre os mineiros, ao lado de Aécio Neves (PSDB), na tentativa de capitalizar o potencial eleitoral do senador recém-eleito. Ontem, Dilma gravou para o programa de tevê e o tucano fez caminhada por Pernambuco. Hoje, a petista dedica o dia na preparação para o debate da Rede Globo, marcado para amanhã. Lula pedirá votos para a candidata em Pernambuco. Já o tucano tem agenda no triângulo mineiro eno norte do estado.

O embate pela tevê é tido pelos tucanos como a última oportunidade de Serra virar o jogo contra a petista. Pelos levantamentos internos do partido ele estaria pelo menos cinco pontos atrás de Dilma - as pesquisas mostram vantagem superior a 10%.


28/10/2010 08h06 - Atualizado em 28/10/2010 08h28 Inflação do aluguel desacelera e fica em 1,01% em outubro, mostra FGV

G1
A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), utilizado para reajuste da maioria dos contratos de aluguel, ficou em 1,01% no mês de outubro, segundo levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgado nesta quinta-feira (28). Emsetembro, a variação registrada foi de 1,15%. No ano, o índice acumula alta de 8,98% e, nos últimos 12 meses, de 8,81%.


Fantasma da abstenção assusta candidatos

Blog do Magno Martins

Hesitam os institutos de pesquisa em avançar números a respeito das abstenções na eleição de domingo. Será  difícil errarem quanto ao resultado final, quando todos, sem exceção, apontam a vitória de Dilma Rousseff, até por diferença não inferior a dez pontos. Agora, mais complicado  será saber o número de eleitores que preferirá aproveitar o feriadão de quatro dias viajando em vez de  permanecer em sua cidade para votar. Pode ser ínfimo o número dos fujões, caso as virtudes cívicas dos brasileiros tenham sido despertadas. Mas também poderá ser grande, se a maioria entende já estar decidida a parada. Convém aguardar. 


STF decide: Ficha Limpa vale para este ano

JC Online

Ao negar recurso do deputado federal Jader Barbalho (PMDB), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (27), que a lei da Ficha Limpa tem validade ainda para este ano. O julgamento terminou empatado em 5 a 5, e a saída do impasse foi encontrado no regimento interno da Corte.

Por sugestão do ministro Celso de Mello, o artigo 205 do regimento interno foi aplicado no julgamento. Diz o artigo: “havendo votado todos os Ministros, salvo os impedidos ou licenciados por período remanescente superior a três meses, prevalecerá o ato impugnado”. Ou seja: vale a decisão da Justiça Eleitoral que impugnou a candidatura de Jader e definiu que a lei vale para este ano.

Jader Barbalho obteve quase 1,8 milhão de votos na eleição para senador pelo PMDB do Pará, mas foi barrado pela Justiça Eleitoral com base na lei da Ficha Limpa. Ele renunciou, em 2001 ao mandato de senador para fugir de um processo de cassação no Senado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) havia autorizado a candidatura dele, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reviu a decisão, negando-lhe a candidatura.

O julgamento durou quase sete horas e foi marcado por troca de farpas entre os ministros e duras críticas disparadas pelo ministro Gilmar Mendes contra a aplicação da lei. Ele chegou a dizer que validá-la seria “flertar com o nazi-fascismo”.

Vitória do conjunto


Blog do Magno Martins
Se as pesquisas estiverem certas e se não se traduzirem numa grande frustração como ocorreu no primeiro turno da eleição, Dilma já pode preparar a roupa da posse, porque a média de 12 pontos de frente vem se repetindo em todos os institutos nesta reta final. A vitória de Dilma não será dela, mas de Lula. E não de Lula, isoladamente.
Mas do conjunto das suas forças. A vitória única de Lula teria se observado apenas no primeiro turno, porque todos os seus louros seriam dele e da sua liderança incontestável. Na prática, Lula teria elegido um poste, seja Dilma ou quem quer que fosse, porque o recado das urnas era de aprovação ao seu governo.
Como a sua candidata não ganhou no primeiro turno, ele teve que absorver uma meia derrota e, mais do que isso, juntar todas as forças da sua aliança que escondeu lá atrás, achando que a fatura seria liquidada de uma só vez, como o PMDB, que indicou o vice Michel Temer, sendo um mero coadjuvante.
Sendo, assim, a vitória do conjunto e não de Lula, Dilma terá muito mais dificuldades para administrar a fome insaciável de poder do PMDB, que já fala em abocanhar quatro ministérios, estatais poderosas e a presidência do Senado, isso sem falar também na presidência da Câmara. O PMDB já tem, aliás, até um pré-candidato em plena campanha: o potiguar Henrique Eduardo Alves, articulado líder do partido na Casa.

Anvisa publica as novas regras para a venda de antibióticos no país


G1
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quinta-feira (28), no Diário Oficial da União, as novas regras para a compra de medicamentos antibióticos em farmácias. De acordo com a resolução da Anvisa, os antibióticos deverão ser vendidos sob prescrição  médica. O paciente deverá ficar com uma via da receita de controle especial, carimbada pela farmácia, como comprovante do atendimento. A outra via ficará retida no estabelecimento farmacêutico.
As farmácias deverão começar a reter a receita a partir de 28 de novembro. A prescrição médica para antibióticos terá dez dias de validade. Ela deve estar em letra legível e sem rasuras, e precisam informar o nome do medicamento ou da substância prescrita sob a forma de Denominação Comum Brasileira (DCB), dosagem ou concentração, forma farmacêutica, quantidade e posologia; nome completo do paciente; nome do médico, registro profissional, endereço completo, telefone, assinatura e marcação gráfica (carimbo); identificação de quem comprou o remédio, com nome, RG, endereço e telefone; data de emissão.

Datas comemorativas de Hoje:



Dia de São Judas Tadeu
Dia do Funcionário Público



quarta-feira, 27 de outubro de 2010

AESGA Promove hoje Mesa de Debates






Evento realizado pela AESGA e os alunos do 5º Período de Secretariado Executivo Bilíngue
Tema do Debate:
Garanhuns, Desenvolvimento e Sustentabilidade - Passado, Presente e Futuro.

Debatedores:

Pedro Henrique de Barros Falcão - Diretor da UPE / Campos Garanhuns
Mário Barbosa Filho - Empresário do Grupo Pérola
Gabriela Fernanda Valença - Secretária de Turismo
Ivan Júnior - Enpresário da G. Araújo
Harley Dayvson - Gestor da 5ª Regional de Saúde no Estado de Pernambuco

Local: Auditório da AESGA
Hora: 19h30min


O Vereador Sivaldo Albino parabeniza o Curso de Secretariado Executivo Bilíngue e a AESGA por mais             esta  iniciativa.

Sivaldo Albino agredece o convite e se fará presente para prestigiar esse Debate.



Superbactéria faz a primeira vítima em Pernambuco

JC Online

Uma mulher de 57 anos é a primeira vítima fatal da superbactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC). O óbito foi confirmado na tarde desta terça-feira (26), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O caso foi registrado em um hospital privado que até então não havia contabilizado casos da bactéria. Além da morte registrada, outro caso também foi confirmado, de uma paciente que está internada em um hospital público. Com isso, chegou a seis o número de infectados pela KPC no Estado. 


Segundo informações da SES, a vítima estava internada desde o dia 7 de setembro. Ela sofria de síndrome de Cushing, doença metabólica causada pelo excesso do hormônio cortisol no sangue; hipertensão crônica e diabetes. A causa da morte, no prontuário médico, foi choque séptico e, segundo especialistas, não é possível definir com precisão a influência da KPC no óbito, já que o estado de saúde da paciente era muito grave.



Veja intenções de voto à Presidência por sexo e região, segundo Datafolha


Na média nacional, Dilma tem 56% dos votos válidos, contra 44% de Serra.
Instituto fez 4.066 entrevistas em 246 municípios nesta terça-feira (26).
G1


O Datafolha divulgou na noite desta terça-feira (26) mais uma pesquisa de intenção de votopara a Presidência da República. Na média nacional, segundo o levantamento, a candidata petista Dilma Rousseff tem 56% dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos), contra 44% do tucano José Serra, mesmos índices que os dois candidatos obtiveram no último levantamento, do dia 21 de outubro.
Nos votos totais (que contam brancos, nulos e indecisos), a petista tem 49%, e o tucano, 38%. Em branco, nulo e nenhum somaram 5%, não sabe, 8%. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 50%, e Serra, 40%. Brancos, nulos e nenhum eram 4%, não sabe somavam 6%.

Cansou


Blog do Magno Martins

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), desistiu de mobilizar tucanos e aliados nos estados onde não há segundo turno e a oposição perdeu no primeiro round, a começar por Pernambuco.
Avalia que isso somente é possível com o apoio dos governadores eleitos e, ainda assim, se os prefeitos forem bastante motivados. A turma da oposição só se mexe na presença do candidato.
Depois que ele vai embora, a maioria cruza os braços.(Coluna Brasília DF - Luiz Carlos Azedo)


STF julga nesta quarta-feira o recurso interposto por Jáder Barbalho

Blog de Inaldo Sampaio


Eleito senador pelo Pará com 1,8 milhão de votos, o deputado Jáder Barbalho (PMDB) terá o seu futuro político decidido nesta quarta-feira pelo Supremo Tribunal Federal.
Os 1º ministros irão decidir se acatam ou não o recurso do parlamentar contra decisão tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral, que, com base na Lei da “Ficha Limpa”, negou o registro de sua candidatura.
Jáder, em 2001, renunciou à presidência do Senado após envolver-se numa grande polêmica com o então senador Antonio Carlos Magalhães. Ambos renunciaram para não ser cassados.
Em 2002 e 2006 ele elegeu-se deputado federal e agora em 2010 o senador mais votado do seu Estado.

Serra faz caminhada nesta quarta-feira no Recife


Folha Pe

A quatro dias da eleição, o candidato à Presidência, José Serra (PSDB) cumprirá sua última agenda de campanha em Pernambuco hoje. Como compromisso central, fará uma caminhada no centro do Recife, às 15h. Com concentração na Praça Maciel Pinheiro, os serristas seguirão pelas ruas Imperatriz e Nova com encerramento na Praça do Diário. De acordo com o coordenador estadual da campanha, Bruno Rodrigues (PSDB), a princípio, não há comício previsto, a não ser que o candidato resolva discursar na hora.
Antes da caminhada, Serra concederá entrevista ao programa de Geraldo Freire, na Rádio Jornal, às 11h. Colocando em prática a agenda no Recife, a coordenação da coligação O Brasil Pode Mais concretiza os planos que vinham sendo maturados há cerca de 15 dias. Chegou-se a anunciar que Serra faria essa programação no dia 22. A data tornou-se inviável, a partir do momento em que o PT solicitou, ao TRE, ato de Dilma Rousseff (PT) no mesmo dia e local, levando a preferência, já que protocolou requerimento primeiro.


STF retoma nesta quarta julgamento sobre Lei da Ficha Limpa


G1
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar nesta quarta-feira (27) o julgamento sobre a Lei da Ficha Limpa. Na análise de recurso do então candidato do PSC ao governo do Distrito Federal,Joaquim Roriz, sobre a validade da lei nas eleições deste ano, em setembro, o julgamento  terminou empatado em 5 a 5.

O caso analisado nesta quarta será o do deputado federal Jader Barbalho (PMDB), que obteve votos que o elegeriam senador pelo Pará. O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) tinha liberado a candidatura, mas a procuradoria eleitoral recorreu, e o TSE barrou Jader. Agora, o deputado tenta reverter a decisão no Supremo.


O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, já se manifestou em parecer contra a candidatura do peemedebista. O relator do caso no STF é o ministro Joaquim Barbosa, que no caso de Roriz votou a favor de se aplicar a lei já nestas eleições.

Os dois fatos novos


Blog do Magno Martins
Na reta final da campanha presidencial dois fatos de peso poderão ter influência na eleição do próximo domingo. Na campanha de José Serra, a notícia de uma licitação para o metrô de São Paulo, só revelada oficialmente ontem, onde seus vencedores já eram conhecidos muito antes do seu anúncio oficial quando o tucano ainda era governador.
Licitação viciada atinge Serra no campo ético, o qual ele tenta macular sua adversária. Já Dilma sofre os efeitos do depoimento da ex-ministra Erenice Guerra, à Polícia Federal, quando voltou atrás e confirmou ter recebido o empresário Aldo Vagner, da EDBER, empresa que tinha como lobista o filho da ex-ministra.
Em entrevista à revista IstoÉ, logo após a descoberta do escândalo, Erenice disse que nunca havia tido contato com Vagner nem tampouco com o consultorRubnei Quícoli. Fica no ar a desconfiança de que Dilma sabia de tudo, já que Erenice era seu braço direito na Casa Civil.
Quanto a Serra, passará a se explicar, a partir de agora, permanentemente, sobre algo muito estranho, uma licitação de cartas marcadas em seu governo. A eleição acontece daqui a quatro dias e este assunto entrará na pauta dos debates, na propaganda eleitoral e na mídia, jogando o candidato tucano na defensiva. Se Serra já estava em dificuldades para virar o jogo desfavorável nas pesquisas, a descoberta desta licitação assombrada é um soco no estômago.

Maia ganha 1º round na briga com Paulo Rubem

JC Online

Candidato é carregado nos braços, em frente à CâmaraO ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe José Augusto Maia (PTB) conseguiu nesta terça-feira (26) duas vitórias na luta que trava com o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT) pelo mandato de deputado federal na próxima legislatura (2011-2014) e, hoje, está com a vaga. Primeiro, o ministro Marco Aurélio Melo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), numa decisão monocrática, acatou recurso de Maia – ameaçado pela Lei da Ficha Limpa por ter tido suas contas rejeitadas – favorável ao registro de sua candidatura. Cabe recurso ao Pleno do tribunal, pelo pedetista e também pelo Ministério Público. 


A segunda vitória ocorreu na Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe. Numa sessão tumultuada, que contou com a segurança reforçada pela Polícia Militar e terminou por volta das 23h, os vereadores decidiram suspender a nova votação das contas do ex-prefeito, o que vai demorar a ocorrer. A mesa diretora quer tempo para ouvir testemunhas. A votação terminou empatada em 5 a 5. Como a cidade só tem dez vereadores, o presidente, José Fernando Aragão (PDT), deu o voto de minerva, votando, assim, duas vezes. No final, José Augusto Maia foi carregado nos braços por aliados que se encontravam em frente à Câmara, comemorando a vitória.


Taxa de desemprego recua para 11,4% em setembro, diz Dieese


G1
A taxa de desemprego das sete regiões avaliadas pela Fundação Seade e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) caiu de 11,9% em agosto para 11,4% em setembro. No nono mês do ano passado, a taxa de desemprego era de 14,1%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (27).
O contingente de desempregados foi estimado em 2,516 milhões de pessoas no mês passado, 109 mil a menos do que em agosto. Foi verificada queda em seis regiões, com maior intensidade em São Paulo, Fortaleza e Recife.
No conjunto das regiões, o nível ocupacional aumentou nos serviços (1,6%), no agregado outros setores (2,4%) e no comércio (0,4%). Já registraram recuos os setores de construção civil (2,7%) e indústria (0,9%).

terça-feira, 26 de outubro de 2010

CÂMARA VOTA PEDIDO DE ARQUIVAMENTO DA CPI DA PONTE NESTA QUINTA FEIRA




A Câmara Municipal de Garanhuns vota nesta quinta feira o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito, que tinha como objeto apurar as irregularidades nos serviços de recuperação e ampliação da Ponte do Sítio Baraúna, atribuídas ao Poder Executivo Municipal, através da denúncia formulada no requerimento protocolado sob nº 106/1 de 05 de maio de 2010.  

No relatório elaborado pelo Vereador José Ary Souto Leal Júnior pede o arquivamento da denúncia por não ter havido irregularidades intencionais, porém apenas erros formais.

A Comissão Parlamentar de Inquérito foi composta pelos Vereadores Dimas José de Carvalho – Presidente, José Ary Souto Leal Júnior – Relator e Sivaldo Rodrigues Albino – membro.

O Vereador Sivaldo Albino que foi o autor da denúncia no Tribunal de Contas e no Ministério Público Estadual, é membro da comissão relata que não concorda com o pedido de arquivamento da denúncia, uma vez que há indícios claros de que houve desvio de recursos públicos, e que os envolvidos deveriam ser punidos, como também que a comissão parlamentar de inquérito deveria solicitar a pericia do áudio em que há conversas do sócio da empresa com secretários municipais.

O Vereador Sivaldo Albino é totalmente contra o relatório que foi feito pelo relator Vereador Ary Junior, pois ele entende que havia provas suficientes para que alguns dos envolvidos pudessem ter sido indiciados nesse relatório, além do mais diante da gravidade e das provas documentais que foram entregues na Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI e que foram ao ar nas TVs Asa Branca e TV Jornal   eram suficientes para isso, e se assim não fossem a Comissão ainda poderia está trabalhando em busca de colher novos depoimentos como também acareações, já que quando foi entreguem o relatório a CPI ainda tinha quase 50 dias para sua conclusão. Outro fato que Sivaldo Albino não concorda é que o relator Ary Júnior tinha até 45 dias para entregar seu relatório, mas em apenas 6 dias concluiu sua opinião e assim fez o relatório.  O Vereador Sivaldo Albino membro da CPI também discorda deste relatório ter sido feito sem que o seu relator o Vereador Ary Júnior tivesse lhe feito nenhuma consulta pra que o mesmo pudesse opinar.

Agora essa decisão estará nas mãos dos onze parlamentares que irão decidir se votam de acordo com o relatório ou não.

A votação acontecerá na próxima quinta feira dia 28 às 16hs.

ABAIXO VEJA INTEGRA O RELATÓRIO FINAL DA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO - CPI (Clique na imagem para ampliar)












Bispo-auxiliar da Universal é assassinado no Recife

JC Online

Um assassinato na manhã desta segunda-feira (25) chocou o bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. José Carlos de Santana, 48 anos, bispo-auxiliar da Igreja Universal do Reino de Deus, foi morto a tiros dentro do carro em que estava, na Estrada do Barbalho. Segundo testemunhas, José Carlos estava ao lado do motorista, o pastor Joel Nunes, quando foram abordados por dois homens em uma motocicleta. Os motociclistas teriam atirado duas vezes contra o carro, um Gol preto de placa DAL-4949. A vítima, que estava seguindo para o Detran, onde deveria renovar a carteira de habilitação, foi atingido na nuca. A outra bala bateu na porta do motorista, mas não acertou o pastor porque ficou na lataria do veículo.  


O pastor Joel Nunes, que atua em uma unidade da IURD no bairro de Beberibe, em Olinda, depôs no DHPP acompanhado de dois advogados da Universal. Segundo Vilaneida Aguiar, ele foi interrogado apenas como testemunha, e não como suspeito. Um dos advogados, Luiz Miguel dos Santos, explicou que sempre que algum membro da IURD está envolvido em ocorrência policial, advogados da igreja intercedem. “É um procedimento de praxe. Ele deu todas as informações necessárias para a polícia”, relatou.


DEM quer fusão com PMDB para se contrapor ao PT


Blog do Magno Martins

PAPO FIRME - O prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP) avança nas negociações para fundir o DEM com o PMDB. Há alguns dias ele almoçou em SP com o ex-deputado Moreira Franco (PMDB-RJ), que hoje é unha e carne com Michel Temer (PMDB-SP), candidato a vice na chapa da presidenciável Dilma Rousseff (PT). "Eles querem formar o maior partido do Congresso Nacional para se contrapor ao PT", diz um interlocutor do prefeito.

Caso o tucano José Serra (PSDB) vença a eleição, Kassab ajudaria a jogar o PMDB no colo dele. Em caso de vitória de Dilma, o prefeito paulistano, num primeiro momento, manteria a posição de "independência" em relação ao governo federal.(Mônica Bergamo - Folha de S.Paulo)





Insegurança e baixa educação seguram Brasil em ranking de prosperidade


G1
Para relatório, Brasil é tolerante mas tem problemas de segurança
A falta de segurança, a qualidade da educação e a percepção de debilidade institucional impediram que o Brasil melhorasse em um ranking internacional de prosperidade elaborado pelo Instituto Legatum, que promove o desenvolvimento sustentável.
Pela segunda vez consecutiva, o país ficou na posição número 45 entre 110 países e territórios analisados (108 nações mais os territórios de Taiwan e Hong Kong), a mesma colocação do ano passado.
O índice de prosperidade procura medir não apenas o crescimento econômico de um país no sentido material, mas aquele crescimento que se traduz em bem-estar para a população e, no longo prazo, traz a felicidade para os cidadãos.
Para tanto, o cálculo condensa informações em oito subíndices: economia, empreendedorismo, governança, saúde, educação, segurança, liberdade e capital social.